SÃO PAULO - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou os eventos da campanha presidencial programados para quarta-feira (31) a fim de monitorar os estragos provocados pela tempestade Sandy na costa leste americana.

Segundo a Casa Branca, o presidente cancelou a viagem que faria a Ohio para acompanhar a resposta do governo federal ao fenômeno natural, que afetou dez Estados, em especial Nova York e Nova Jersey.

"O presidente ficará em Washington na quarta para garantir que todos os recursos federais necessários sejam destinados às operações de recuperação das comunidade afetadas pela tempestade Sandy", disse o porta-voz, Jay Carney.

O democrata, que tenta a reeleição, havia cancelado todos seus eventos da campanha para retomar a rotina de presidente no domingo, com a aproximação de Sandy, que, até aquele momento, era um furacão.

No mesmo período, o adversário republicano Mitt Romney cancelou os eventos de campanha. Ainda não foi informado se o rival de Obama terá agenda na quarta.