Termina nesta sexta campanha de vacinação contra poliomielite

Do Portal HD
06/07/2012 às 09:43.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:22
 (Carlos Rhienck/Arquivo Hoje em Dia)

(Carlos Rhienck/Arquivo Hoje em Dia)

Termina nesta sexta-feira (6) a campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite. Todas as crianças menores de 5 anos devem tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil em qualquer posto de saúde do país. De acordo com o Ministério da Saúde, das 14,1 milhões de crianças que formam o público alvo da campanha, quase 13 milhões já foram imunizadas, o que representa 91,65% do público alvo.

O desempenho por grupo de idade, até o momento, foi melhor entre os menores de um ano de idade, atingindo 97,86%, o que representa mais de 2,8 milhões de crianças. Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná já superaram a meta de vacinação. Os estados e municípios que não conseguirem atingir a cobertura vacinal ideal, devem avaliar a necessidade de continuar a vacinação até cumprirem a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura.

O Estado que mais recebeu doses da vacina foi São Paulo, com 2.818.614 doses. Para Minas Gerais, foram disponibilizadas 1.196.506 doses da vacina, para imunizar 1.284.628 crianças. Em todo o país, foram distribuídas 14.148.182 doses.

POLIOMIELITE* – A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.

*Com Ministério da Saúde

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por