Programado para ficar pronto antes da Copa do Mundo, o Terminal 3 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em  Confins, finalmente vai decolar. A BH Aiport, concessionária responsável por administrar o aeroporto, informou que as operações no apelidado "puxadinho" começam na próxima quarta-feira (16).

O espaço de 5,4 mil m² será dedicado exclusivamente para embarques e desembarques internacionais e terá capacidade para receber 4,3 milhões de passageiros por ano. O transporte de passageiros entre os terminais do aeroporto será feito por meio de um serviço de ônibus gratuito oferecido pela BH Airpor.

Atualmente, as operações internacionais representam cerca de 4% do volume total de passageiros, mas ocupam aproximadamente 40% das áreas de embarque e desembarque do Terminal 1. Com a transferência dos voos para o Terminal 3, a concessionária garantiu que irá realizar melhorias imediatas no Terminal 1, destinado apenas para voos domésticos.  

“A entrada em operação do Terminal 3 será um passo importante dentro do projeto da concessionária, que é o de elevar o Aeroporto ao patamar de um dos melhores do país e ser a principal porta de entrada e saída dos mineiros, além de um grande indutor do desenvolvimento do Estado”, afirma o diretor-presidente da BH Airport, Paulo Rangel.

Com a inauguração do novo terminal, o Aeroporto de Confins poderá receber até 14 milhões de passageiros por ano.

Voos Internacionais

O primeiro voo a decolar no Terminal 3 será o da companhia aérea Aerolíneas Argentinas, com destino a Buenos Aires, com partida prevista para às 5h45. Atualmente, o aeroporto opera voos regulares para os seguintes destinos internacionais: Lisboa (TAP Portugal), Miami (American Airlines e TAM), Cidade do Panamá (Copa Airlines) e Buenos Aires (Aerolíneas Argentinas). Em novembro de 2015, está prevista uma nova operação internacional para Orlando (Azul Linhas Aéreas).

Estrutura

Apelidado de “puxadinho”, o espaço contará com 19 balcões de check in, três esteiras maiores e capazes de processar um número elevado de malas, 12 cabines de imigração da Polícia Federal, quatro canais de inspeção de passageiros, além de 400 novas vagas de estacionamento.

A loja Dutty Free terá o dobro do tamanho da atual e os passageiros poderão fazer as compras no free shop com mais tranquilidade, após os procedimentos de chegada na Receita Federal. Livraria Laselva e a Choperia  Backer já estão com tudo pronto para iniciar as atividades.