Teste: O Audi RS3 Sedan é simplesmente insano

Marcelo Ramos
05/07/2019 às 21:44.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:25
 (Marcelo Ramos)

(Marcelo Ramos)

Testes de automóveis geralmente seguem uma metodologia para avaliar motor, caixa, suspensão, consumo, conforto, porta-malas, itens de série, opcionais e anotar pontos positivos e negativos de cada carro. Mas há automóveis em que o cartesianismo é incompatível. Caso do Audi RS3 Sedan, versão mais nervosa do compacto alemão, que se porta como um carro de corridas travestido de um sedã familiar. Não dá para falar desse sem aplicar juízos de valor.

Para começar, não deixe que a carroceria quatro portas te faça desconfiar do ímpeto bestial desse automóvel. Para se ter uma ideia, nessa geração seu motor 2.5 turbo (cinco cilindros) foi aperfeiçoado e entrega incríveis 400 cv e um torque nababesco de 50 mkgf. Para que o amigo tenha uma ideia do que isso significa, o motor 1.4 turbo do A3 Sedan “básico” tem a metade dessa força. Um motor 1.0 de um popular entrega cerca de 10 mkgf.

Sensorial 
A primeira impressão diante do RS3 Sedan foi sua altura. Ele é extremamente baixo. São apenas 1,41 metros. E quando você se acomoda no banco do motorista, ele te engole. Outro ponto que chama a atenção são as rodas e pneus. Ele usa um jogo aro 19, calçado por pneus Pirelli P-Zero 255/30 R19 (na dianteira) e 235/35 R19 (na traseira). São tão baixos e largos que a bitola foi alargada em 20 mm. 

E o terceiro sinal que instiga a curiosidade são as ponteiras do escapamento –ovais e enormes, como em todo RS. E acredite! Elas não são apenas enfeites. Quando se dá a partida, elas acionam as trombetas do apocalipse, a ponto de assustar um molequinho que atravessa sonolento a garagem do meu prédio a caminho da escola.

No entanto, todas essas percepções sensoriais (auditivas e visuais) não se comparam ao que seu estômago sente quando grudando no banco depois que você pisa fundo no acelerador com o modo “dinâmico” acionado pelo Drive Select. 

Esse botãozinho, no teclado de comandos do painel, é capaz de alterar todo o comportamento do RS3 Sedan, desde a direção, passando pelo mapeamento do motor, troca de marchas, suspensão e até mesmo o ronco do motor. Ele ainda conta com o Controle de Largada, que evita que o carro patine numa arrancada e o amigo perca segundos preciosos.

O RS3 Sedan funciona com notória precisão alemã. E te proporciona a mais pura irracionalidade.

Raio-x Audi RS3 Sedan 2.5

O que é?
Sedã compacto, quatro portas e cinco lugares.

Onde é feito?
Fabricado na Alemanha.

Quanto custa?
R$ 357.990

Com quem concorre
O RS3 Sedan faz parte de um seleto time de compactos endiabrados como o Mercedes-Benz CLA 45 AMG (R$ 377.900) e o BMW M2 Competition (R$ 377.950), apesar de ter só duas portas.

No dia a dia
Ao contrário do modelo-base, é um carro de alto desempenho travestido de sedã compacto. Tudo nele foi pensado para dar o máximo de desempenho. Os bancos esportivos em couro perfurado tem forma de concha, para manter o corpo motorista preso sempre, mesmo quando ele entra quente nas curvas. 

Seu acabamento é impecável, mas abre mão de refinamentos como apliques em alumínio ou madeira, mas peças em fibra de carbono. Apesar de contar com itens como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão, áudio Bang & Olufsen, multimídia retrátil (com câmera de ré e conexão para smartphone), CD player (no porta-luvas), ele abre mão de itens como assistente de estacionamento, assim como bancos e volante com ajustes elétricos. Afinal, trata-se de um carro arisco e não um massagista.

Como é de praxe, tem seletor de condução (com modos eficiente, conforto, dinâmico, automático e individual), ele altera os parâmetros de condução, como firmeza da direção, carga dos amortecedores, troca de marchas e até o escapamento.

Mas a cereja do bolo é o Launch Control, que permite fazer uma largada perfeita. Pise no freio, (com o pé esquerdo), coloque a alavanca em drive, acione o modo Dynamic, desligue o controle de estabilidade (ESP) e acelere fundo, até a rotação chegar a 3.500. Depois é só soltar o freio e segurar firme a direção. 

Motor e transmissão
O motor TFSI 2.5 turbo de cinco cilindros é uma verdadeira usina de força. A unidade que também equipa o TT RS, entrega 400 cv e 48,9 mkfg de torque, estes disponíveis a partir de 1.700 rpm. Sabe o que significa? Uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, seu corpo grudado no banco e seus batimentos cardíacos subindo na proporção do conta-giros. 

Já a caixa de dupla embreagem de sete tem trocas muito rápidas, que não deixam o carro perder rotação. Aqui cabe um adendo à tração Quattro, que simplesmente faz com que esse carro ande sobre trilhos. Ele gerencia a distribuição de torque de forma impecável, em que qualquer um acredita que é um piloto. 

Como bebe?
O RS3 Sedan só bebe gasolina. A média no percurso combinado entre urbano e rodoviário foi de 7,3 km/l. Ele poderia ter sido mais eficiente, mas...

Suspensão e freios
A suspensão é independente nas quatro rodas (McPherson, na frente, e multibraço na traseira). Seu acerto privilegia o conforto e faz dele um carro extremamente firme e com excelente estabilidade. Já os freios utilizam enormes discos ventilados nas quatro rodas, que literalmente ancoram o sedã quando exigidos. Eles ainda contam com distribuição de carga, assistente de partida em rampa (Hill Holder) e freio automático, que aciona quando o carro para e se solta ao tocar no acelerador. 

Pontos positivos
Motor, caixa, tração, suspensão, estilo, performance...

Ponto negativo
Não é meu!

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