Picapes de alto desempenho sempre tiveram um público cativo nos Estados Unidos. Ford, GM e Chrysler volta e meia colocam opções apimentadas nos portfólios. A Ram, marca de picapes da FCA, sempre teve versões com apelo esportivo, como a 1500 Warlock. Mas agora ela foi além com a 1500 TRX, que transforma a Ford F-150 Raptor numa lagartixa. E, para isso, ela recorreu ao que há de mais brutal na prateleira.

A 1500 TRX (abreviação de Tiranossauro Rex, em provocação ao modelo da Ford) recebeu o V8 6.2, com compressor, do Charger Hellcat, com nada menos que 711 cv e 89 mkgf de torque. O motor é combinado com transmissão TorqueFlite de oito velocidades e caixa de transferência ativa em tempo integral 48-13 da BorgWarner, que capacita a picape a transpor rochas, modalidade de obstáculo que os norte-americanos chamam de Rock Crawling.

Ao contrário do Hellcat, a TRX não tem vocação de velocista. A velocidade máxima é de modestos 190 km/h. No entanto, ela consegue ir a até 160 km/h fora do asfalto, algo inimaginável para a esmagadora maioria dos veículos que existem no planeta. 

A suspensão foi desenvolvida para uso off-road extremo. Afinal ela passeia sobre rochas com a naturalidade de um compacto que vence um quebra-molas. 

A capacidade de imersão é de 81 cm. A altura livre é de 30 cm e a largura da carroceria é 20 cm maior que a 1500 padrão. Ela é tão alta que além do retrovisor interno há um monitor conectado a uma câmera que exibe em tempo real o que se passa atrás da picape. 

No asfalto

Mas o fato de ser um carro feito para ir onde a civilização não existe não impede da TXR de ser brutal também no asfalto. Como o primo endiabrado da Dodge, a picape também manda bem no quarto de milha. A aceleração de 0 a 400 metros é de apenas 12,9 segundos. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 4,5 segundos, um desempenho absurdo para uma máquina de quase três toneladas. Ou seja, ela manda bem em todos os terrenos, literalmente.

“A nova Ram TRX define a referência para picapes de desempenho extremo e solidifica a posição da marca como líder de picapes off-road. A Ram tem um forte histórico de picapes de alto desempenho e a TRX enriquece isso”, afirma o chefe da marca Ram para a América do Norte, Mike Koval.

Para marcar o lançamento da picape, a FCA elaborou uma edição especial de lançamento com exatas 702 unidades. O número corresponde a potência da TRX em Horse Power (HP), que tem uma leve diferença do cavalo-vapor. Todas as unidades foram vendidas em apenas três horas. Nada mal para um carro de US$ 90 mil (R$ 500 mil).