(Toyota)
Demorou uma eternidade, mas finalmente a Toyota apresentou a nova geração do Supra. O cupê asiático, que ficou famoso pelas aparições em videogames e no cinema, retorna ao mercado após 17 anos, mas bem menos japonês que os antecessores. O novo Supra é praticamente um BMW Z4 com carroceria cupê.
Ambos foram desenvolvidos a partir de uma parceria entre as marcas para reduzir custos de produção. Utilizam a mesma plataforma. Motores e transmissão são fornecidos pela marca alemã.
Alguns fãs mais radicais podem até torcer o nariz para o modelo, mas fato é que compartilhar mecânica e estrutura com o roadster alemão não retira dele o ímpeto esportivo. Pelo contrário, o Z4 é um carro arisco e o Supra não fica atrás.
Desenho
O estilo do Supra não é segredo para ninguém. Ele é bastante fiel ao conceito FT-1, de 2015, e no ano passado a Toyota já tinha dado “spoiler” com uma versão de competição do cupê. Muito do que foi visto no conceito foi mantido, com exceção do aerofólio retrátil. E já que tocamos no assunto, quem era fã da geração passada (A80) fabricada entre 1993 e 2002 vai notar justamente a ausência da asa traseira em arco.
Por dentro ele há muito do colega alemão. Desde a disposição dos instrumentos, como o elevado túnel central, que segue a mesma arquitetura do Z4. Afinal, é um projeto compartilhado.
Motores
O Supra será oferecido em três versões no mercado japonês, mas a estrela do bolo é a versão RZ, que será enviada também para os Estados Unidos. Utiliza motor seis cilindros em linha 3.0 biturbo de 340 cv e 50 mkgf de torque. Mas não se trata do clássico JZ-GTE japonês, mas sim o famoso seis cilindros que a BMW utiliza há décadas.
A transmissão também é fornecida pela marca de Munique. Trata-se de uma unidade automática de oito velocidades. O conjunto permite acelerar o esportivo de 1,5 tonelada de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
História
O Supra nasceu em 1978, como versão seis cilindros do Celica. Em 1986 ele se tornou um modelo “independente” e ficou famoso pelo motor 3.0 turbo de 235 cv, que fez dele um dos esportivos japoneses mais nervosos da época.
No entanto, a fama veio com a geração (A80), de 1993. O Supra passou a fazer parte de games como “The Need For Speed” (1994) e “Gran Turismo” (1997). O carro também ficou famoso nas telas do cinema. Em 2001, foi um dos “protagonistas” do longa-metragem “Velozes e Furiosos”. Era o carro alaranjado da sequência final do filme.
O novo Supra chega ao mercado norte-americano partindo de US$ 50 mil e não deverá pintar por aqui. Infelizmente!