TRE-MG cassa mandato de prefeito e vice de Itabirito por abuso de poder econômico

Da Redação
22/01/2019 às 16:30.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:09
 (Reprodução Facebook)

(Reprodução Facebook)

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) confirmou a cassação do mandato do prefeito de Itabirito, Alexander Silva Salvador de Oliveira (PSD), e do vice-prefeito, Wolney Pinto de Oliveira (DEM), em sessão realizada nesta segunda-feira (21). Por unanimidade, os juízes decidiram cassá-los por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros na campanha de 2016. 

Segundo ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), Alexander teria recebido doações para campanha de empresas que prestam serviço de transporte em Itabirito. As doações teriam sido feitas por meio de funcionários, sócios e parentes dos donos dessas empresas.

O prefeito e o vice ainda podem recorrer e permanecem no cargo até o julgamento de eventuais embargos de declaração. Quando a decisão do TRE for confirmada, deverá haver convocação de novas eleições, conforme calendário da Justiça Eleitoral. Quando os cassados forem afastados, assumirá interinamente o presidente da Câmara Municipal.

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Itabirito informou que os serviços e ações do poder público continuam sendo executados normalmente. "A decisão do Julgamento no TRE, na última segunda, dia 21, não altera as atividades do município. O prefeito Alex Salvador acompanhou a votação com bastante serenidade e continua confiando na justiça. Os advogados já estão trabalhando no caso e o prefeito segue sua agenda e atividades para que Itabirito continue sendo uma cidade ativa", diz a nota.

Na eleição municipal de 2016, Alexander Salvador obteve 17.357 votos (57,84%), que serão anulados, caso a cassação seja executada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por