TRE-MG realiza auditoria em urnas de três cidades; eleitor pode acompanhar o processo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
17/10/2018 às 17:01.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:18
 (José Cruz / Arquivo / Agência Brasil)

(José Cruz / Arquivo / Agência Brasil)

Para garantir a segurança do processo eleitoral em Minas Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais realizará auditoria em três urnas eletrônicas que foram utilizadas no primeiro turno das eleições na manhã deste sábado (20).

O procedimento extraordinário foi determinado por causa de pedidos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral com relação às urnas utilizadas na 380ª seção da 319ª Zona Eleitoral de Betim e na 28ª seção da 248ª Zona Eleitoral de Santa Rita do Sapucaí. Também será feito o procedimento na urna da 134ª seção da 33ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte (que funcionou na Escola Estadual Bueno Brandão, na Savassi), com base em reclamações feitas por eleitores.

O objetivo da auditoria é comprovar o correto funcionamento da urna eletrônica e também a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação. A auditoria segue procedimentos para reproduzir a votação e a utilização das urnas nos mesmos moldes do primeiro turno e as urnas receberão os mesmos números de votos que foram registrados originalmente em cada uma delas.

Nas urnas eletrônicas auditadas, será feita uma "simulação" da votação oficial, a partir de “cédulas” impressas com os registros digitais dos votos (RDV) da votação original de cada uma das seções eleitorais. Os votos contidos nas cédulas utilizadas na simulação refletem o quantitativo de votos dados a cada candidato no dia da votação. A simulação da votação terá seus procedimentos filmados continuamente.

O evento é aberto ao público interessado que poderá visitar o ambiente da auditoria conforme a ordem de chegada ao local. Haverá explicações técnicas aos presentes em dois horários ao longo do dia: às 10h30 e às 15h30.

“O procedimento será feito diante da necessidade de garantir a lisura e legitimidade das eleições, principalmente para esclarecimento dos cidadãos quanto à confiabilidade das urnas eletrônicas”, entendeu o corregedor regional eleitoral, desembargador Rogério Medeiros.

A auditoria será feita com a presença de representantes do Ministério Público, da Polícia Federal, de partidos políticos e coligações, de entidades representativas da sociedade e os juízes eleitorais das respectivas zonas eleitorais. Também foram chamados os eleitores que formalizaram registros de ocorrências, junto à Polícia Militar, relativas ao funcionamento dessas três urnas.

Preparação das urnas

Os cartórios eleitorais de Belo Horizonte iniciam, nesta sexta (19), a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições 2018 nas seções eleitorais da capital. Os procedimentos incluem a inserção dos dados e fotos dos candidatos a governador e presidente e mídias para gravação dos resultados.

A carga e lacração das urnas acontece durante uma audiência pública, a partir de 9h, no Centro de Apoio do TRE-MG, que fica na Rua Flor de Trigo, 20/24, bairro Jardim Filadélfia (km 2,5 da BR-040, em direção a Brasília). Representantes do Ministério Público, de partidos políticos e de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram convidados para acompanhar a preparação das urnas. As pessoas presentes podem conferir os dados e acompanhar todas as atividades, para atestar a transparência do processo.

Participam do procedimento no dia 19 as zonas eleitorais 26ª (231 urnas), 29ª (242) e 332ª (255 urnas), totalizando 728 urnas eletrônicas. Estarão presentes no local a juíza Andréa Miranda, diretora do Foro Eleitoral de Belo Horizonte e titular da 29a ZE; um integrante do Ministério Público; chefes de cartório e representantes da Secretaria do TRE.

Em Minas Gerais, serão utilizadas cerca de 48 mil urnas eletrônicas. Em Belo Horizonte, são 4.586 urnas. Todas passam pelos procedimentos de carga, lacração e auditoria. No interior, cada zona eleitoral define seu cronograma.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por