Os 30 anos da promulgação da Constituição Federal, chamada de "Constituição Cidadã", serão lembrados no 7º Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL), agendado para o período de 30 de outubro a 2 de novembro, no campus Pampulha.

O evento é promovido pela Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL), em parceria com os programas de Pós-Graduação em Direito da UFMG, da UniFG e da UnB, e conta com o apoio de diversas outras instituições. As inscrições podem ser realizadas até 20 de outubro, por meio do site hrdl.org.br/cidil/inscricoes/

Com  a temática "Narrativas e desafios de uma constituição balzaquiana", o Colóquio vai propor uma análise do período histórico do constitucionalismo brasileiro, enfatizando as recentes décadas de vida democrática, a partir, sobretudo, da constituinte.

Com a participação de pesquisadores e teóricos do Brasil e do exterior, o evento abarcará questões relacionadas a diversos campos das ciências humanas, como direito, letras, artes, filosofia, história, sociologia e psicologia.