A temporada das festas de fim de ano começou no início de dezembro, com a inauguração da Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, outra tradição carioca. Um espetáculo de luzes, cores, tecnologia e belas melodias natalinas.

A Árvore da Lagoa, que tem o nome oficial de Árvore de Natal da Bradesco Seguros, detém o recorde mundial de maior árvore de natal flutuante do mundo (85 metros de altura). Neste ano, no entanto, em sua 20ª edição, ela está 32 metros menor do que nas edições anteriores, por conta de uma forte ventania que a atingiu há poucas semanas e quebrou parte de sua estrutura. A árvore foi reconstruída e, neste ano, ficará com 53 metros de altura.

Mas o espetáculo não perdeu muito. Com muita tecnologia de computadores e LEDs, a Árvore de Natal da Lagoa tem 2,5 milhões de microlâmpadas, que fazem uma “coreografia” pirotécnica ao som de belas canções. A Árvore fica acesa de domingo a quinta, do anoitecer até as 2h, e na sexta e no sábado, até as 3h da madrugada. Ela ficará funcionando até 6 de janeiro.

Qual é a sua praia?

Para os visitantes de primeira vez, uma visita aos pontos turísticos mais emblemáticos é fundamental. O roteiro obrigatório inclui visitas ao Cristo Redentor, ao Pão de Açúcar, às praias e ao Maracanã.

Quanto às praias, não é fácil escolher. Na Baía de Guanabara, estão Flamengo, Botafogo, Urca e Vermelha. Enquanto a do Flamengo e a de Botafogo são conhecidas pela prática dos esportes à beira-mar, as pequenas Urca e Vermelha são bastante familiares.

Na zona hoteleira estão as famosíssimas Copacabana, Ipanema, Leblon e São Conrado, além da pequena Praia do Leme.