A cidade mais europeia do Canadá tem alto astral e belos cenários

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
04/10/2015 às 08:18.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:56
 (Jean-François Bergeron/ Enviro Foto)

(Jean-François Bergeron/ Enviro Foto)

Única cidade da América do Norte cercada por muros, a canadense Québec parece ter sido arrancada do interior da França, transportada pelo Atlântico e implantada às margens do Rio São Lourenço, no nordeste do Canadá.

Uma cidade europeia, fortificada, em plena América do Norte – e onde se fala mais francês do que inglês. A cidade de Quebec (ou Québec, com acento) é um dos mais apaixonantes destinos turísticos do Canadá, e fica ainda mais encantadora a partir desta época. As cores do outono já colorem a cidade de amarelo, dourado e vermelho. E logo vem o inverno, com a neve pintando o cenário de branco, e as ruas estreitas do centro histórico todas decoradas para o Natal.

O melhor de Québec é mesmo o Centro Histórico, a Vieux Québec. Se você for de carro, vai ter que estacioná-lo do lado de fora da cidade antiga, já que ela é toda cercada por uma muralha, desde os tempos de colônia. Ao cruzar o muro, será como se tivesse entrado no túnel do tempo e saído em pleno século 18, quando as muralhas da Cidadela foram erguidas.

A arquitetura charmosa e elegante confere um ar aristocrático a Québec. Banhada pelo Rio São Lourenço (Saint-Laurent ou St. Lawrence), Québec tem uma construção que se destaca sobre as demais: o Château Frontenac, que hoje é um hotel.

Do centro antigo ao incrível hotel de gelo     Duas características marcantes que notamos quando visitamos Québec é o charme das ruazinhas antigas, estreitas, como nas velhas cidades medievais europeias, e a quantidade de áreas verdes. A cidade de Québec tem mais de 400 parques e jardins. Um dos mais importantes é o Parc des Champs-de-Bataille, também chamado de Planície de Abraham, que fica próxima ao centro histórico da cidade. É um local onde, segundo os historiadores, importantes batalhas aconteceram nos séculos 18 e 19. Outro marco da paisagem da cidade são as Cataratas de Montmorency, com 85 metros de altura.

É no Morro do Parlamento que está a Assembleia de Québec, em um bonito edifício. A cidade possui muitas igrejas, basílicas e catedrais, muitas delas localizadas no centro histórico da cidade. As mais imponentes delas são a Catedral Notre-Dame de Québec (Nossa Senhora de Quebec), a principal igreja da província e do país; o Convento Ursuline, fundada em 1639; e a Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, a primeira catedral anglicana fora da Inglaterra, tendo sido fundada em 1804.

O Hotel de Gelo
Aproveitando que o inverno está chegando – e o frio por lá é realmente intenso –, saia um pouco de Québec e vá conhecer o único Hotel de Gelo da região. O Hôtel de Glace, ou Ice Hotel, foi inaugurado em 2001. Ele é montado a cada início de inverno e desmontado sempre que a temporada termina. Fica a cinco quilômetros ao norte da Cidade de Québec. Tem 51 suítes para casal, e tudo feito em gelo. O bar, com copos de gelo, é o ambiente preferido.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por