A História de mais de mil anos da nação inglesa, além de Escócia, País de Gales e Irlanda, rendeu muitos personagens mundialmente conhecidos e passagens épicas.

Certamente, um dos personagens ingleses mais conhecidos e admirados em todo o mundo é o escritor e dramaturgo William Shakespeare. EM 2016, celebram-se os 400 anos da morte do autor de “Romeu e Julieta”, “Henrique V”, “Muito Barulho por Nada”, “Hamlet” e “Othello”. Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, em abril de 1564, e morreu em 3 de abril de 1616, na mesma cidade.

Não apenas a pequena e charmosa Stratford fará eventos em homenagem ao seu mais famoso filho, mas Londres também está dentro da série de comemorações. Afinal, foi no Globe Theatre que Shakespeare montou boa parte de suas peças. O teatro original foi destruído pelo fogo ainda durante o período shakespeariano, em 1613. Um outro Globe foi construído próximo ao local original, em Londres, uma réplica perfeita do antigo teatro. Vale a pena visitá-lo.

FAMOSOS JARDINS

Uma marca da cultura britânica são os jardins. Lindos, projetados e cuidados com o maior cuidado do mundo, os jardins britânicos surpreendem os visitantes até hoje.

E um dos maiores paisagistas da história britânica é Lancelot “Capability” Brown, cujo tricentenário se comemora em 2016. Seu apelido vem de sua capacidade de garantir aos proprietários de terra que seus terrenos tinham potencial para serem embelezados e valorizados. Ele criou o paisagismo com aspecto natural, mas mais perfeito do que o natural. Ele criou mais de 170 jardins por toda a Grã-Bretanha.

Um desses jardins está no belíssimo palácio de Chatsworth House, em Deryshire, na região central da Inglaterra. É uma obra-prima, com jardins incríveis espalhados por toda a propriedade.

Em 2016, também se comemoram os 200 anos de nascimento da escritora Charlotte Brontë, autora de “Jane Eyre”, entre outros, e também os 150 anos de Beatrix Potter, famosa autora de livros infantis.

Consulte: visitbritain.com/pt/BR/