Dia de ação de Graças na ‘Big Apple’

Hoje em Dia
01/11/2015 às 10:00.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:18

Nova York é sempre um bom destino para quem busca turismo urbano. As ruas agitadas e os cidadãos estressados fazem parte do cotidiano da “Big Apple”. Mas o nova-iorquino também tem seus momentos de confraternização e celebrações coletivas, que vão além dos jogos de beisebol do New Yor Yankees e os touchdowns dos Giants. E quem quiser ver a cidade toda sair para a avenida junta, o mês para fazer a viagem é novembro. Neste ano, o Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças, será comemorado no dia 28.

As festas de Ação de Graças acontecem, tradicionalmente, em uma quinta-feira em todo os Estados Unidos e é particularmente especial em Nova York. A metrópole assiste nas ruas e avenidas aos desfiles de sua mais tradicional festa - que conta com carros alegóricos, grandes bonecos, balões, fanfarras e uma grande reunião em torno da comemoração cristã. Vale lembrar que o desfile mais esperado é a Parada da Macy’s, que sai de manhã do lado oeste do Central Park e chega ao meio-dia à rua 34, via 6ª Avenida.

Se a comemoração não é motivo suficiente para desembarcar em NY, a sexta-feira seguinte é a queridinha do consumidor: o Black Friday, que já virou uma tendência mundial, acontecerá no dia 29 de novembro, quando várias marcas e lojas abaixam drasticamente o preço de seus produtos. Em geral, as lojas ficam fechadas para o Dia de Ação de Graças, abrindo à meia noite. Por isso, é comum que se acumulem filas em algumas lojas. Quem já foi diz que vale a experiência.

E ao contrário do que é visto no Brasil, em que muitos lojistas reajustam os preços para cima para depois dar um “desconto” no Black Friday, na terra do Tio Sam as pechinchas são realmente tentadoras.

Claro, NY é um destino para além dessas duas datas. Estando lá, alguns passeios são quase necessários. Exemplo? Os mirantes Top of the Rock e Empire State Building proporcionam uma bela visão da cidade - do primeiro o horizonte se estende por todo Central Park. No entanto, a mais nova atração é o mirante do One Trade Center, arranha-céu erguido no lugar em que as Torres Gêmeas foram destruídas em 11 de setembro de 2001.

Lá embaixo, o Central Park e o seu zoológico são outros destinos que valem a pena. E não dá pra esquecer dos passeios de barco: entre eles há o Harbor Lights Cruise, com duas horas de duração, o Circunavegação da Ilha, de três horas, por exemplo. Também uma opção de muitos turistas é realizar a travessia da Ponte de Brooklyn. Tudo isso e ainda falta citar os museus, como o MoMA e o Museu de Arte Moderna, e os espetáculos da Broadway.


Se a viagem for feita entre os dia 24 e 30 de novembro - assim dá para aproveitar o Dia de Ação de Graças e o Black Friday -, a Tam se mostra a opção mais econômica. A viagem de ida e volta custa US$ 335 por adulto. O percurso leva entre 13 e 18 horas.

(*) Com Alex Bessas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por