As férias escolares mal acabaram e já estamos em pleno período das festas de fim de ano. O Natal acabou de passar e estamos às portas do novo ano. Na cidade do Rio, este período de festas, que culmina com a fantástica e inesquecível queima de fogos na Praia de Copacabana, marca o início da temporada de férias de verão do Rio de Janeiro.

Passar a noite do Réveillon nas areias da Praia de Copacabana é uma daquelas experiências únicas, inesquecíveis. Na companhia de nada menos que 2 milhões de pessoas ao seu redor (sendo cerca de 850 mil turistas), o visitante assistirá a 16 minutos de queima de fogos na noite do dia 31, marcando a chegada do novo ano.

O tema da festa deste ano é até óbvio: “Rio Cidade Olímpica”, já chamando para os próximos Jogos Olímpicos, que acontecem na Cidade Maravilhosa neste próximo ano.

Os fogos saudarão a chegada de 2016 nas cores verde, violeta e laranja. A ideia do espetáculo é homenagear a mistura de raças e o espírito olímpico.

Ao final: o rufar de 2 mil tambores acompanha o momento em que todo o céu do Rio será iluminado pela cor branca, numa mensagem de paz e de boas energias.

Palco de 65 metros

O público que estiver em Copacabana assistirá a Shows de Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho, além do espetáculo “SamBRA, O Musical – 100 Anos de Samba”, com o sambista Diogo Nogueira. Um palco enorme, com 65 metros de extensão, está sendo construído na praia.

O palco terá enormes telas de projeção com luzes LED, e que vão, em certos momentos, formar um grande relógio digital, preparando o público para a virada. Além disso, 30 torres de som, com sistema especial para evitar o irritante “delay”, estarão espalhadas ao longo da orla de Copacabana.

Os cerca de 850 mil turistas esperados para esta vira do ano (e que vão permanecer na cidade por mais alguns dias em janeiro) devem injetar cerca de US$ 686 milhões na economia da cidade. Os hoteleiros agradecem: a expectativa é de que a ocupação supere os 90% até as vésperas do Réveillon.