Monte Verde, no Sul de Minas, já é um consagrado destino de inverno no Brasil. Mas a estação fria já está terminando, logo vem a primavera e as temperaturas mais altas, o que leva muita gente a pensar que não há mais motivos para se visitar a pequena cidade.

Nada disso. Seu relevo, sua natureza exuberante e seu próprio clima estimulam o turismo mais voltado para os esportes ao ar livre, para o contato com a natureza.

Trilhas, arvorismo, excursões em jipe 4x4 ou com triciclo, passeios a cavalo ou bicicleta – tudo isso pode ser feito no pequeno distrito, pertencente ao município de Camanducaia, no Sul de Minas, a poucos quilômetros de Campos do Jordão.


Bike Fest

A vocação aventureira de Monte Verde será posta à prova neste próximo final de semana, com a disputa do Monte Verde Bike Festival 2014. De 12 a 14 de setembro, a estância será a capital das motos no país.

O Bike Festival reunirá milhares de fanáticos por velocidade, expositores, montadoras, fabricantes, distribuidores e importadoras, além de concursos e ações sociais. No ano passado, o Bike Festival contou com a presença de mais de 10 mil pessoas.


Fondue e truta

Pequena e charmosa, Monte Verde se destaca pela gastronomia requintada, presente em bons restaurantes e nos melhores hotéis. O clima frio e a abundância de rios na região facilitam a criação de trutas, daí a invariável presença delas em praticamente todos os restaurantes da vila.

Outra iguaria bastante apreciada e difundida em Monte Verde é a fondue. De queijo, carne ou em rodízios, o prato é um item quase obrigatório para quem visita a cidade.

A Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde-AHPMV calculou que existem, atualmente, mais de 180 opções de hospedagem, de pequenas pousadas e requintados hotéis.

Veja mais em: www.monteverde.org.br.