Fim de ano na bela Natal, entre sol, praias e ventos

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
11/12/2013 às 07:05.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:43
 (Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte/Divulgação)

(Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte/Divulgação)

O viajante que for para o Nordeste neste final de ano ou nas férias de verão certamente vai querer ficar um tempo maior (e até criar raízes) quando chegar a Natal, a bela capital do Rio Grande do Norte. Um dos destinos preferidos dos mineiros, ela também é invadida, anualmente, por milhares de estrangeiros, especialmente italianos.

Natal, também chamada de Terra do Sol, é cercada por dunas de areias brancas, um mar azul esverdeado e construções históricas como o Forte dos Reis Magos, com mais de 400 anos.

Entre as praias mais conhecidas estão Ponta Negra, Redinha, a dos artistas, as da Via Costeira, Pipa, Pirangi do Norte e do Sul, Pontal do Camurupim, Mariz e Genipabu – onde estão as maiores dunas, que só podem ser percorridas com guias credenciados em bugue ou em lombos de camelo.

Visitando Natal, não deixe de conhecer o maior cajueiro do mundo, em Pirangi, e de dançar um gostoso forró numa das dezenas de casas noturnas da cidade.

Bares e restaurantes

À noite, a dica é passar pelo complexo de bares e restaurantes no Centro da cidade, para uma boa cerveja e tira-gostos.

Da Praça André Albuquerque se pode visitar a pé os principais pontos turísticos da região central de Natal, como a Fortaleza dos Reis Magos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (1703) e a Pedra do Rosário, onde se vê o pôr-do-sol mais bonito de Natal sobre o Rio Potengi.

Após rodar pela parte histórica, o melhor é conhecer as praias, simplesmente deslumbrantes.

Um paraíso formado por dois litorais e uma imensidão de mar azul e praias brancas. Essa seria a melhor descrição de Natal. Ao norte, as dunas de Genipabu, o Cabo de São Roque e as piscinas naturais de Maracajaú. O sul não fica para trás e oferece a beleza de Pipa.

Pipa, um destino para descolados

No texto acima, falamos da praia de Pipa. Ela fica no município de Tibau do Sul, a 90 quilômetros ao sul de Natal. A região tem todas as características de um verdadeiro paraíso tropical: areias brancas, águas transparentes, biodiversidade da Mata Atlântica, e uma gama de atrações e atividades tanto para quem quiser ficar de pernas para o ar, quanto para quem curte passeios e esportes ao ar livre. Sem falar, claro, da animada vida noturna.

Pipa tem ótimas pousadas e já é um destino turístico independente, com público garantido o ano inteiro. Mas dá para fazer passeios de um dia a partir de Natal.

Em Pipa, durante o dia, além de curtir a beleza da praia, também pode-se fazer passeios de quadriciclos, veículos 4x4 e bugues que levam as pessoas ao topo de dunas. Lá no alto, pode-se fazer sandboard.

Badalada, a região é moradia de golfinhos e tartarugas marinhas e atrai pela diversidade de opções para o dia e para a noite.

No fim do dia, bares e restaurantes garantem a diversão noturna dos turistas em Pipa. Trata-se de um destino de descolados. Algo entre o chique e o informal.

Ar limpo e segurança são marcas

Com mais de 700 mil habitantes, Natal tem vários títulos para se orgulhar. Um deles – sem comprovação oficial ou científica, diga-se de passagem – é de ter o ar mais puro do mundo, depois do Ártico. Mesmo que isso não seja cientificamente preciso, é perceptível que praticamente não há poluição na capital potiguar. O ar é realmente bastante limpo. Além disso, é uma das capitais mais seguras do país

Natal é uma das primeiras cidades brasileiras a ver o sol nascer, pouco antes das 5 horas da manhã. E como tem céu limpo durante quase todo o ano, os potiguares (e os turistas também, que não são bobos) aproveitam o calor ao máximo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por