O chocolate é um dos símbolos de Gramado, na Serra Gaúcha. Isso não é exatamente uma novidade, pois a cidade é famosa justamente pela quantidade de pequenas e médias fábricas de chocolate. Pois agora a coisa ficou séria: Gramado inaugurou, na última sexta-feira, o Mundo de Chocolate, primeiro parque temático dedicado ao doce instalado no continente americano, e o segundo do mundo.
 
São mais de 200 peças, todas feitas em chocolate, distribuídas pelos 3 mil metros quadrados do empreendimento, que fica na avenida Borges de Medeiros, quase no final da cidade. O visitante reconhece ali a Casa Branca, o Monte Rushmore, a Torre Eiffel, o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade – tudo feito de chocolate meio amargo.
Algumas das esculturas chegam a 4 metros de altura e pesam até uma tonelada. Sim: uma tonelada de chocolate.
Fantasia
 
Ao entrar no parque, o visitante é convidado a conhecer a história do Sr. Suisse e sua neta Avelã, que moravam juntos em uma fábrica de chocolate, na cidade de Lugano, na Suíça.

A menina tinha o sonho de conhecer diversos lugares do mundo e, para isso, o avô recriava paisagens de chocolate para a jovem conhecer um pouco da história de outros países.

Entre os destaques do empreendimento está a dimensão das peças de chocolate e os cuidados na fabricação e conservação. “Contamos com uma equipe de escultores especializada e com ampla experiência no manuseio da iguaria. Para que as peças sejam conservadas, o parque estará sempre na temperatura de 18 graus centígrados”, destaca um dos diretores do parque, Guilherme Luz.

Mundo de Chocolate – Avenida Borges de Medeiros, 2497 – Centro. Horário: todos os dias, das 9h às 22h. Ingresso: R$ 28. Acima de 60 anos: meia entrada.