Locais de filmagem de séries e filmes atraem turistas

Hoje em Dia*
19/04/2015 às 10:48.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:42
 (Sara Orne/ Divulgação)

(Sara Orne/ Divulgação)

Uma pequena vila no interior Nova Zelândia acaba de bater a marca de 1 milhão de visitantes. A notícia seria incomum não fosse um pequeno detalhe: trata-se da área rural utilizada pelo diretor Peter Jackson para rodar os filmes na Terra Média de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.   Situada perto de Matamata, na região neozelandesa de Waikato, a área se tornou hoje uma das atrações turísticas mais visitadas do país. A região ficou conhecida como Hobbit Movie Set é administrada atualmente por Russell Alexander, que se disse “muito orgulhoso de nosso papel duradouro na verdadeira Terra-Média” e “ansioso para receber mais visitantes”.   A Hobbit Movie Set é apenas o exemplo de um novo filão turístico: aquele inspirado em filmes e séries. Já são dezenas de roteiros preparados para que fãs conheçam os locais de gravação.   A cidade de Albuquerque - Novo México, que o diga. Desde que serviu de locação para as gravações de “Breaking Bad”, a administração viu o turismo se tornar um dos principais motores da economia local. E se no início houve resistência em ter sua imagem associada a uma série sobre produção de metanfetamina, hoje há quem venda doces inspirados nos cristais azuis da droga produzida por Walter White.   A ABQ Trolley – uma empresa da cidade – criou um passeio específico pelas casas reais utilizadas no programa. Pelo site www.abqtrolley.com é possível comprar o tour por ingressos a partir de U$63.   O sucesso da companhia acaba de se confirmar com a abertura de um novo passeio: a Saul Goodman Tour, surfando no sucesso da derivada de Breaking Bad, cuja primeira temporada se encerrou há duas semanas. Sinais de que a onda só tende a se expandir.

O encatando mundo de Harry Potter

A estudante Vitória Oliveira tinha 10 anos quando se apaixonou pelos filmes e livros de “Harry Potter”. Hoje, com 16, ela já fez três viagens motivada pelo universo criado pela escritora britânica J. K. Rowling: uma aos estúdios onde os filmes foram feitos, no Reino Unido, e duas ao parque temático, montado nos estúdios da Universal, em Orlando, na Flórida.

“Na primeira, minha mãe já queria viajar e eu insisti para que escolhêssemos a única opção onde seria possível visitar os estúdios”, lembra. A menina conta, empolgada, que foi a voluntária escolhida para abrir os portões da Warner e dar início ao passeio. E se deslumbrou com o que viu. “É emocionante demais ver os figurinos, as peças usadas nos filmes. Conhecer de perto algo assim é indescritível”.

As visitas são combinadas com cursos de inglês no pacote Intercâmbio Teen da CI.

Dentre os pacotes inspirados em filmes, é justamente o de Harry Potter o que mais atrai interessados. O fã-site brasileiro Potterish organiza tours em parceria com grandes agências anualmente, quase sempre esgotados rapidamente. O consultor Luiz Tossi, da TZ Viagens, destaca o novo roteiro “O Mundo Mágico de Harry Potter no Beco Diagonal” (“Diagon Alley”).

O Beco – onde os jovens bruxos fazem suas compras escolares – é a nova atração do parque The Wizarding World of Harry Potter, na Universal Studios, inaugurado em junho. O turista pode entrar no Hogwarts Express, participar do Escape from Gringotts, que se passa dentro dos labirintos do banco dos bruxos, e comprar sua própria varinha no Ollivanders. O pacote é vendido em BH pela Planeta Turismo ((31) 3222-5352), com preços a partir de R$ 8.631.

Se dos estúdios, Vitória trouxe dezenas de fotos, do parque ela trouxe amigos. “É bem legal porque você conhece muitos fãs dos filmes do mundo inteiro. Eu até hoje mantenho contato com muitos deles através de dois grupos que a gente tem no Whatsapp”, revela.

Beco – Sinta-se nos filmes do bruxinho Harry Potter. Foto: KEN KINZIE / Universal Studios

Cenários de ‘Game of Thrones’ estão na Croácia e na Espanha

Produção mais assistida do canal americano HBO desde “The Sopranos”, “Game of Thrones” é outra série que atrai fãs do mundo todo. Um deles é o engenheiro Bruno Diniz, de 40 anos. Ele viajou à Dubrovnik, na Croácia, e conheceu de perto as locações utilizadas na retratação da capital dos Sete Reis, King’s Landing. A cidade ainda conserva aspectos de seu período medieval, o que torna o turismo a principal atividade econômica do PIB nacional. Para Bruno, a experiência foi muito rica.

Croácia: Dubrovnik é cenário constante da série. Foto: CI / divulgação

“Não tinha ideia da dimensão daquilo, é incrível. É um destino que não se ouve muito falar, mas quando se pisa em Dubrovnik e se presencia os cenários reais da série, a sensação é de estar dentro de um estúdio de Hollywood”, se empolga o engenheiro, que acompanha a série desde a primeira temporada e diz ter passado boa parte do passeio reconhecendo ruas e construções usadas na produção. “A gente sempre vê fãs por lá, a prefeitura está muito empolgada com a visibilidade que alcançou com isso”.

A cidade de Sevilha, na Espanha, vive expectativa semelhante, já que foi utilizada nas gravações da quinta temporada, atualmente no ar aos domingos.

O passeio faz parte do Mochilão na Croácia, vendido em Minas Gerais pela CI – fone (31) 2555-2500. Em baixa temporada, a viagem sai a partir de € 879 e inclui, entre outras atividades, translados, hotel, passes de trem, assistência médica internacional e visitas à Fortaleza Vermelha e à Cidade Velha.

*Com Igor Patrick.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por