O frio já chega à Serra Gaúcha e turismo é aquecido

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
20/03/2013 às 07:17.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:03
 (Leonid Streliaev)

(Leonid Streliaev)

Por mais que ações como o Natal Luz, que lota a cidade nos meses de primavera e verão (de novembro a janeiro), sejam incentivadas, os meses de frio ainda são considerados o ponto alto do turismo na Serra Gaúcha.

Nesta quarta-feira, começa o outono e as temperaturas já estão caindo. Assim, finais de semana e feriados prolongados já começam a ser sinônimos de pousadas e hotéis cheios, preparando o ambiente para o inverno, que chega no final de junho.

Afinal, o clima frio, a arquitetura de influência europeia, a gastronomia e as belas paisagens atraem uma quantidade cada vez maior de turistas.

Pioneirismo alemão

Os alemães foram os primeiros imigrantes a chegarem à Serra Gaúcha, em meados do século XIX - Gramado, Canela e Nova Petrópolis são algumas das cidades em que essa presença é mais marcante. Depois, vieram os italianos, que se espalharam pelo outro lado, onde estão Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Entre os principais atrativos de Gramado, se destacam as construções em estilo bávaro; o Palácio dos Festivais, sede do Festival de Cinema; a Rua Coberta, logo em frente, onde se encontram cafés e restaurantes e acontecem vários eventos; o Vale do Quilombo; além da charmosa Igreja de São Pedro, inaugurada em 1942, toda montada em pedra basáltica.

No Parque Knorr se encontram a Aldeia e Fábrica de Papai Noel e a mansão da família Knorr, erguida em estilo bávaro.

Outras duas atrações que não podem faltar no roteiro: o lago Joaquina Rita Bier e o Lago Negro, este último construído por iniciativa de Leopoldo Rosenfelt, que trouxe inclusive espécies de árvores exóticas da Floresta Negra, da Alemanha, para compor a paisagem com azaleias e hortênsias.

Culinária e natureza

A vizinha Canela fica a 837 metros de altitude e tem população é de cerca de 33 mil habitantes.

A culinária teve influência das colonizações italiana e alemã, fazendo muito sucesso pelos fondues, massas e chocolates.

A Igreja Matriz de Canela também se destaca. É conhecida como Catedral de Pedra, por ser revestida de basalto. O templo, em estilo gótico inglês, tem uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos.

Canela se destaca também pelo turismo de aventura e pelo ecoturismo, com muitos parques, trilhas e circuitos de rafting pelos arredores.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por