Porta de entrada para a América Latina

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
06/12/2015 às 10:08.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:14
 (Reprodução)

(Reprodução)

O Rio de Janeiro sempre foi o cartão-postal do Brasil, nossa cidade mais divulgada e conhecida no mundo. E isso desde os tempos do império. Ao longo do século 20, a cidade assumiu também o papel de principal porta de entrada para a América do Sul para os viajantes que vinham da Europa e dos Estados Unidos.

Para promover a Cidade Maravilhosa internacionalmente, companhias marítimas e aéreas criaram campanhas que destacavam as belezas – naturais ou não – da cidade.

Uma exposição em cartaz no Museu Histórico Nacional mostra cartazes criados para essas companhias durante o século passado. É a mostra “Rio de Janeiro como Destino – Cartazes de viagem, 1910-1970 Coleção Berardo”, com curadoria de Marcio Alves Roiter, do Instituto Art Déco Brasil, e de Paulo Knauss, do Museu Histórico Nacional.

São 40 cartazes, reunidos ao longo de 40 anos, provenientes de diversos pontos do mundo, em especial de Londres, Paris e Nova York, onde acontecem os principais leilões.

As belezas naturais são o tema predominante, mas também há espaço para o imaginário sobre a cidade, as tradições culturais, as festas, a vida artística. A maior parte dos cartazes data das primeiras décadas do século 20. Além deles, há também muitos cartões-postais.

Entre as companhias aéreas que podem ser vistas nos cartazes, estão a British Overseas Airways (que surgiu da fusão da British Airways e da Imperial Airways, e que, mais tarde se tornaria apenas British Airways), a Panam, a Varig, o Serviço Postal Aéreo e a Panair.

Entre as companhias marítimas, está a britânica Royal Mail Lines, de Londres.

O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro. A exposição fica até 17 de janeiro, de terça a sexta, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), das 14h às 18h. Ingressos a R$ 8. Entrada grátis aos domingos.

VISITANDO O MAR

A cerca de 20 minutos do Museu Histórico Nacional está o MAR – Museu de Arte do Rio, um dos mais novos espaços culturais da cidade. Destaque para a exposição “Rio Setecentista, quando o Rio virou capital”, que mostra como era a vida na nossa antiga capital.
Site: museudeartedorio.org.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por