Visto a jato: ainda dá tempo de tirar o passaporte

Da redação
turismo@hojeemdia.com.br
02/11/2016 às 15:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:29
Serão beneficiados oito países de língua portuguesa com concessão de autorizações por meio das embaixadas do Brasil (Divulgação)

Serão beneficiados oito países de língua portuguesa com concessão de autorizações por meio das embaixadas do Brasil (Divulgação)

Nada melhor do que programar a viagem tão esperada para o exterior. Porém, você se dá conta de que o final do ano está chegando e pensa: será que ainda dá tempo de tirar passaporte, visto, comprar passagens e organizar tudo? Se você está nessa situação, temos uma boa notícia. Ainda dá tempo!

“O primeiro passo é escolher o destino, checar e providenciar os documentos exigidos”, afirma Fábio Stockler, diretor regional da Globalvisa Assessoria Internacional. “Cada país tem exigências e prazos de processamento do visto. Normalmente os atrasos ou negativas na emissão, decorrem de preenchimento incorreto dos formulários, ausência de documento necessário, dentre outros. Considerando que toda a documentação exigida pelo país de destino esteja correta, a pessoa pode ter o visto aprovado em prazos curtos de até três dias como o caso da Austrália, ou prazos maiores entre 15 a 30 dias, como os casos de Estados Unidos e Canadá”, explica. 

Stokler ressalta que há muitos mitos quando se trata de viagem ao exterior. Um deles é acreditar que não terá o visto negado, porque já realizou diversas viagens; que não precisa comprovar renda em determinadas situações ou porque o país de destino quer atrair diversos tipos de estrangeiros. 
“Para evitar isso, e garantir que o processo de visto seja avaliado sempre da melhor forma, a Globalvisa, por exemplo, faz uma auditoria da documentação para garantir que nada esteja faltando e, no momento de protocolar no Consulado, hierarquiza a documentação exatamente na ordem que o órgão gosta de receber. Isso torna mais fácil o processo de avaliação e até faz com que o oficial consular valorize a preparação prévia da pessoa com a solicitação”, explica o especialista. 

Além disso, nossos clientes possuem um cronograma para garantir que tenhamos a maior chance possível de cumprir todo o planejamento da viagem”, afirma Fábio Stockler. 

 Dicas para evitar transtornos e 
realizar uma viagem com sucesso

- Após a escolha do país, cheque os documentos exigidos: documento de identificação, passaporte, visto, cartão de vacina, seguro viagem, autorização do responsável (para menores de 18 anos).

- Caso a pessoa não tenha 18 anos, é necessária a autorização dos responsáveis para o embarque. Se apenas o pai ou a mãe viajar com o menor, é necessária a autorização do responsável que não for embarcar.

- Validade do visto e passaporte: Alguns lugares exigem que o passaporte tenha o mínimo de seis meses de validade. Outros pedem apenas que o documento esteja válido para o período da viagem.

- Se o país de destino não exigir visto, mas a conexão for em um país que tenha obrigatoriedade de visto, é necessário verificar o procedimento adotado nestes casos. Existem situações em que será necessário a obtenção de visto para realizar determinada conexão. 

- Pesquise sobre o destino e faça um roteiro.

- Bagagem: os passageiros que embarcam a partir do Brasil, em voos internacionais, têm direito a dois volumes – com 32 kg cada um – e mais uma bagagem de mão com volume de 115 cm (considerando altura + comprimento + largura, mas a regra muda entre as companhias aéreas). 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por