Uniesp lidera lista de mais reclamadas do Procon-SP

Yolanda Fordelone
09/12/2013 às 15:21.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:40

Periodicamente, o Procon-SP divulga listas com as empresas mais reclamadas e sites que devem ser evitados por consumidores, mas desta vez, em época de matrícula escolar, foi a vez de o órgão elaborar um ranking com as instituições de ensino superior privadas com mais reclamações.

O Grupo Uniesp aparece na liderança em número de registros, cerca de 140% superiores ao período de 2012. As principais queixas são de problemas relacionados à oferta de curso de ensino superior gratuito ("Você na faculdade: a Uniesp paga") e contratação obrigatória do FIES para liberação do acesso às aulas e provas. Por conta dessas e outras irregularidades relativas ao FIES e Prouni, o grupo chegou, inclusive, a ser impedido - neste ano - de abrir novos cursos pelo MEC.

A segunda colocada no ranking foi a Anhanguera Educacional, responsável pelas instituições Uniban, Unibero e Anhanguera. O problema mais recorrente refere-se a procedimentos de cobrança, como falta de emissão de boletos, processos mal sucedidos de trancamento, cancelamento ou transferência, pagamentos realizados a empresas terceirizadas e não reconhecidos pela instituição, além da inclusão irregular do nome dos alunos em cadastros como o do Serasa.

O Ranking:
Grupo Uniesp, 290 (reclamações)
Anhanguera Educacional, 178
Universidade Anhembi Morumbi, 165
Uninove, 129;
Unip. 96;
FMU, 93
Unisa, 52
Unicid, 50;
Estácio, 45
Unicsul, 31 Esclarecimento   Em nota, a Anhanguera Educacional esclarece que o número de 178 CPIs (Cartas de Informação Preliminar) emitidas pelo Procon representa menos de 0,05% do total de 428 mil alunos do Grupo. A Anhanguera ressalta ainda que o relacionamento com o aluno é uma prioridade para o Grupo. Com atuação nacional em 24 Estados, além do Distrito Federal, mais de 900.000 atendimentos foram realizados nos canais de relacionamento com o aluno até outubro de 2013. Para melhor atender o estudante, a Instituição lançou no ano passado o Portal do Aluno, no qual é possível realizar serviços de secretaria, como a emissão de segunda via de boleto e solicitações de cancelamento/transferência de curso ou de documentos, como atestado de matrícula, histórico escolar, declaração de conclusão de curso, títulos não gerados, carteirinha estudantil. Além do portal, a Anhanguera disponibiliza diversos canais para o relacionamento com o estudante, que incluem o atendimento pessoal na secretaria, SAC, e-mail, chat e as redes sociais. (Atualizada às 22h41)  
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