Up! chega cheio de sorrisos, mas pacote completo entristece

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
Hoje em Dia - Belo Horizonte
11/02/2014 às 08:38.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:56
 (VW)

(VW)

GRAMADO (RS) – Não é novidade para ninguém que o Volkswagen up! já está à venda na rede de concessionários da VW a partir de R$ 28.900. O carrinho, que chega ao mercado para substituir o finado Gol G4, é uma adaptação da versão original, criada para ser o carro citadino da marca na Europa. O up! é um legítimo city car, com dimensões diminutas, motor pequeno, eficiente e preço baixo. Na Alemanha, ele parte de 9.975 euros, que equivale a algo em torno de R$ 32 mil. Afinal, a própria VW o considera como o sucessor direto do Sedan (Fusca), e não poderia ser mais espartano e funcional. Além disso, é o produto incumbido de levar o Grupo VW à liderança do mercado global em 2018.

Por aqui, o carrinho ganhou uma outra concepção. Os engenheiros remodelaram as portas traseiras para poder descer os vidros, alongaram a carroceria em seis centímetros para ganhar mais volume de bagagem, a tampa do porta-malas totalmente em vidro foi trocada por uma de chapa, mais barata, e o banco traseiro de quatro lugares deu lugar a um que acomoda cinco pessoas. Sem essas alterações, os executivos afirmam que não teriam como vender o carro por aqui.

E faz sentido. Se, na Europa, o up! chega como opção para quem busca um modelo compacto para circular na cidade ou é o primeiro carro dos filhos, no Brasil ele chega para ser o carro de uma volumosa parcela de famílias que só agora estão se motorizando ou sonhando com um modelo zero quilômetro. Afinal, o poder de compra do brasileiro não é europeu.

Vale lembrar que a versão de entrada não oferece quase nenhum tipo de item de conforto e comodidade. Ar-condicionado, direção elétrica (o novo motor três cilindros 1.0 12V não comporta instalação de bomba hidráulica), vidros elétricos, dentre outras firulas, não fazem parte da lista da versão Take up!.

Quem quiser mais mordomia terá que desembolsar pelo menos R$ 35 mil e levar para a casa a versão High up!, ou então R$ 39.390 pela opção topo de linha, identificada pelas cores branca (White up!), preta (Black up!) e vermelha (Red up!). Entretanto, por mais uma mixaria já dá para levar para casa um Ford New Fiesta 1.5, um Citroën C3, ou um Peugeot 208 1.5, que são referências entre os compactos. Há ainda uma versão duas portas do Take up!, que parte de R$ 26.800, mas que só vai chegar ao mercado em maio e será tão paupérrima quanto a opção quatro portas.

A questão é: comprar ou não um up!? Bom, para quem está com as moedas contadas e não pode se dar ao luxo de adicionar opcionais, apostar no Take up! não é uma tacada certeira – afinal, um Fiat Palio Fire ou um Chevrolet Celta figuram abaixo da linha dos R$ 26 mil, em suas configurações mais simples. Mas o que conta a favor do Volks é que ele tem projeto moderno e dá um banho de segurança nos demais pés-de-boi da praça.

Além do airbag duplo e freios ABS, esse carrinho tem conceito sofisticado de carroceria, que privilegia absorção de impactos e engate de cadeirinha infantil Isofix, que lhe garantiram nove estrelas no Latin NCAP, entidade que avalia a segurança dos automóveis vendidos na América Latina. Outro ponto positivo é seu motor três cilindros, com bloco de alumínio, que o torna mais leve que as unidades convencionais de quatro cilindros em ferro fundido.

Nossa reportagem rodou cerca de 200 quilômetros com o carrinho, na versão topo de linha White up! e não vimos o ponteiro do marcador de combustível se mover. Além disso, a autonomia apontada no computador de bordo registrou elevações para cima. Mas é preciso dizer que se tratava de um trajeto praticamente rodoviário, que. diga-se de passagem não é o habitat do up!

Por dentro, o carrinho é apertado. Para que dois adultos viagem com folga nos bancos dianteiros, os demais precisam encostar os joelhos nas orelhas. Além disso, levar três atrás é quase um exercício de contorcionismo. O acabamento é simples. Mesmo que as molduras na cor da carroceria e os bancos revestidos em material sintético (opcional) transmitam uma sensação de refinamento, não deixa de ser um carro pobre.

Bom, um pouco de “down” no valor da nota fiscal não faria mal ao up!. 

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