SÃO PAULO (SP) – Era só questão de tempo para que o Up se sobrepusesse ao veterano Gol, repetindo o mesmo movimento do Fox na década passada. O carrinho passou pela primeira plástica. Ficou mais invocado com os novos para-choques e redistri-buição dos elementos das lanternas e faróis. Perdeu a opção duas portas e o preço inicial foi fixado em 37.990, acima dos R$ 36.630 do Gol básico. 

Por dentro, o Up perdeu o painel na cor da carroceria para uma versão padronizada e novas molduras do módulo que une rádio e ar-condicionado. A novidade fica por conta do sistema Composition Phone, que assim como o Live On do Fiat Mobi permite conectar o smartphone ao carro por meio de um aplicativo. 

Por outro lado, o sistema aposenta o navegador destacável Maps & More e quem quiser tais funções que tenha um telefone iOS ou Android, além de mais R$ 1.400 a pagar pelo sistema.

Da mesma forma que o Fox, o carrinho passou a agregar mais conteúdos, como sensores de chuva e crepuscular, retrovisores elétricos com função tilt-down (que reclina o espelho para melhor visão do meio-fio), sensor de estacionamento, computador de bordo, além da opção de bancos e volante revestidos em couro sintético.

Posicionamento

Existe uma razão para tal. O Up é um projeto moderno, enquanto o Gol é um carro velho e que não é capaz de apagar o passado espartano. Daí, qualificar o Up é mais inteligente, pois seu tempo de vida é bem maior que o do veterano. 

Assim, se faz necessário convencer o consumidor que levar o Up para casa ao invés do Gol é um investimento melhor. Este ano o velho guerreiro emplacou 15.947 unidades, enquanto o novato ainda não chegou a nove mil licenciamentos, ficando atrás do feioso Fiat Mobi, seu concorrente direto, que somou 10.120 emplacamentos, segundo balanço da Fenabrave.

Preços e motores

Up teve sua linha enxugada com a extinção das versões Take Up (duas portas) Red, Black, White e Speed. O motor turbo TSI 1.0 de 105 cv passa a ser a única opção nas versões Cross e High e opcional na Move, que passa a ser única com opção de caixa robotizada I-Motion. Daí os preços iniciais das versões passam a ser: Take Up (R$ 37.990), Move Up (R$48.290), Move Up TSI (R$ 52.790), Cross Up TSI (R$ 55.600) e High Up TSI (R$ 57.100).

Connect

Para marcar a linha 2018, a VW criou a série Connect, que nada mais é que a versão Move Up com acabamento exclusivo, motor TSI e sistema Composition Phone.