Usados: Corsa Classic vende tanto quanto Prisma zero

Marcelo Ramos
24/01/2019 às 21:46.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:12
 (GM)

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Quando se pensa em automóveis usados e baixo custo, geralmente os hatches pipocam entre as opções mais acessíveis. Mas quem está iniciando uma família sabe que um bom porta-malas é fundamental. E a opção de usado que não pesa no bolso e tem bom bagageiro é o Chevrolet Classic.

Ele figura entre os dez modelos mais negociados segundo a Fenabrave, com uma média de 16 mil vendidas todo os meses. Para se ter uma ideia da moral do Classic, o Prisma emplacou 14 mil unidades em dezembro.

O Carro
O Classic é o segundo nome do Corsa Sedan e foi renomeado com o lançamento da segunda geração da linha. O segredo do Classic estava na capacidade de oferecer preço agressivo, baixo consumo e bom volume de porta-malas. Mas desde que recebeu a nova denominação, o sedã perdeu refinamento. 

Os preços do Classic, segundo a Fipe, variam entre R$ 12,6 mil e R$ 28 mil. Unidades mais antigas podem custar menos de R$ 9 mil. No varejo de usados, o sedã é bem valorizado. Já os mais novos podem chegar a R$ 31 mil. E até mesmo as mais velhas não saem por menos R$ 10 mil.

A opção
Uma sugestão é apostar nas unidades 2015 ou 2016. Vale a pena por terem menor tempo de uso e também por incluírem direção e refrigeração de série e não como opcionais. Segundo a Fipe, os valores variam entre R$ 26 mil e R$ 28,6 mil. Itens como vidros dianteiros elétricos, trava central das portas, alarme e rádio com USB e Bluetooth eram vendidos como opcionais.

O que pesa no Classic é o acabamento. O carro tem materiais simples, plástico duro e, mesmo que os forros de porta sejam em tecido, a qualidade é bastante rudimentar. A posição de dirigir também está longe de ser exemplar, com a pedaleira desalinhada em relação ao volante e posição muito baixa.

O espaço interno também não é dos melhores. Ele leva quatro adultos com relativo conforto, desde que todos sejam de estatura mediana. Por outro lado, os 390 litros do porta-malas é quase o dobro do que são ofertados no hatches populares. 

Motor em câmbio
A unidade 1.0 de 78 cv e 9,7 mkgf de torque da conta de empurrar os 905 quilos do Classic. O problema é quando o carro está com lotação máxima e porta-malas carregado. O consumo gira em torno de 10,7 km/l na cidade, com uso de gasolina. 

Na estrada não vai além dos 13,0 km/l. O motivo é a relação de marchas curtas, mesmo de quinta, o que faz com que ele trabalhe sempre com giro elevado para entregar torque, mas que penaliza o consumo.

Outro ponto positivo é custo de manutenção baixo, devido ao grande volume de unidades circulantes e compartilhamento de componentes com demais modelos GM, o que barateia o custo de itens de desgaste.

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