Comprar uma perua nova se tornou uma extravagância para poucos. O amigo pode optar pelos modelos Audi RS4 Avant ou RS6 Avant. Mas são carros que partem de R$ 700 mil e vão a R$ 1 milhão. Outra opção é o Porsche Panamera Sport Turismo, que não será mais barato.

O sumiço das peruas no Brasil não é de hoje. Há cerca de 20 anos, elas foram atingidas pela febre dos monovolumes. E nos últimos anos, os SUVs jogaram a pá de cal sobre elas.

Mas as veteranas resistem no varejo de usados. Segundo um levantamento da plataforma de vendas OLX, o interesse por peruas cresceu no varejo de usados em 2021. Alguns modelos tiveram alta de vendas de mais de 50%.

De acordo com o OLX, o modelo campeão de vendas é a Fiat Weekend. Ela corresponde a 51,8% das transações do segmento. As vendas do modelo cresceram 32,6%, no primeiro semestre de 2021, comparado com o mesmo período de 2020.

Mas há argumentos que explicam o bom desempenho da veterana italiana. A Weekend foi a última perua nacional a sair de linha. O modelo foi descontinuado em 2020, após 23 anos de labuta. Assim, a oferta pela perua de Betim é maior que demais modelos, que foram descontinuados a mais tempo.

No entanto, o modelo com maior crescimento percentual no primeiro semestre deste ano foi o Volkswagen Passat Variant. A perua alemã registrou alta de 55,9%. Ela foi seguida pela irmã Jetta Variant, com elevação de 36,7% das vendas. Na terceira posição figura a francesa Mégane Grand Tour, da Renault, com 32,8%.

“Assim como outros tipos de automóveis, percebemos na plataforma, neste primeiro semestre de 2021, um cenário de liquidez acentuada, que considera alta nas vendas de veículos em relação à procura. Por muitos anos, as peruas foram consideradas objetos de desejo por muitos brasileiros devido ao seu amplo espaço interno. Mesmo com a chegada de SUVs mais acessíveis, em especial, os de tamanho compacto, as peruas ainda têm um mercado cativo”, explica o vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos.

Paqueras

Entre os modelos com maior aumento de buscas no segmento, o Peugeot 207 SW aparece no topo das pesquisas com 14,4%, no comparativo entre o primeiro semestre de 2021 e 2020.

O Golf Variant figura na segunda posição (13,8%) e o Passat Variant surge na terceira colocação (10,7%). Já o Fiat Weekend, que domina as vendas, teve crescimento de apenas 3,94% nas buscas. 

Em baixa

Mas o aumento de interesse pelas veteranas de corpo avantajado não é uma tendência que abraça todos os modelos. Alguns tiveram queda de buscas e vendas. 

O Fiat Marea Weekend vendeu 3,6% a menos no primeiro semestre de 2021, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Já o volume de buscas caiu 17,9%. Uma das explicações é pelo fato de a perua ter sido descontinuada há quase 15 anos. Fator que reduz consideravelmente o volume de unidades em circulação.

Outro modelo que viu seu desempenho de vendas despencar foi o Peugeot 307 SW, com queda de 13,6%. Uma das razões, além do fato de ter sido descontinuado em 2010, é ser importado. O modelo vinha da Argentina, o que reduz o interesse do consumidor, com receio da dificuldade de encontrar peças e o preço delas.

Assista também!