Uso de sacolas ecológicas é tema de audiência pública em BH

Do Portal HD*
03/07/2012 às 09:58.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:16
 (FREDERICO HAIKAL/ARQUIVO HOJE EM DIA)

(FREDERICO HAIKAL/ARQUIVO HOJE EM DIA)

A polêmica envolvendo a mudança no uso de sacolinhas plásticas para ecológicas chega à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (3). A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte realizará uma audiência pública para discutir a obrigatoriedade do uso das embalagens e suas implicações. O assunto seria discutido inicialmente na última terça (26), mas a reunião foi cancelada.

Uma Lei Municipal de 2008 proíbe os comerciantes de fornecerem sacolas plásticas convencionais aos clientes. Desde então, o comércio passou a adorar sacos e sacolas biodegradáveis ou compostáveis, mas que precisam ser compradas pelos consumidores.

Para o deputado Délio Malheiros (PV), que solicitou a reunião, a legislação reforça o compromisso com a responsabilidade ambiental, mas apresenta desdobramentos que precisam ser discutidos.

Devem participar da reunião o diretor do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais, Ivan Alves Soares; o secretário Municipal de Meio Ambiente, Vasco Araujo; o coordenador do Procon Estadual, Jacson Rafael Campomizzi; a coordenadora do Procon Municipal, Maria Laura Santos; o coordenador do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Polímeros da UFMG, Roberto Fernando de Souza Freitas; e os presidentes da Associação Mineira de Supermercados, José Nogueira Soares Nunes; da CDL de Belo Horizonte, Bruno Selmi Dei Falci; dentre outros.

*Com informações da ALMG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por