Também considerados os queridinhos da Páscoa, os tradicionais ovos de chocolate estão com os preços bem mais amargos do que em 2020. Segundo a pesquisa feita em BH pela Fundação Ipead/UFMG, quando comparado ao preço médio praticado ano passado, o produto sofreu alta das mais significativas, de 27,42%. 

O valor médio entre os ovos de chocolate industrializados, constantes no levantamento, está em torno de R$ 39,57, a unidade. 

O consumidor pode, contudo, pesquisar e achar valores mais em conta, já que o mesmo estudo mostra que existe uma variação no preço dos ovos de até até 68% – no caso, referente a produto idêntico, encontrado em diferentes estabelecimentos. 

ovos de páscoa

Os ovos de chocolate estão com os preços bem mais amargos neste ano em relação ao ano passado

Para Thaíze Martins, coordenadora da Fundação IpeadUFMG, a alta dos valores de comercialização de ovos neste ano representa, na verdade, um retorno a patamares praticados em 2019, já que em 2020 os efeitos da pandemia ocasionaram uma derrubada nos preços. 

“Além disso, tivemos uma pressão pelos aumentos nos insumos, em especial o papel e as embalagens”, reessalta ela.

Com os preços mais altos nos supermercados, a alternativa – que existe há muito tempo, certamente, mas ganha inegável destaque nesta temporada – pode ser a compra de ovos artesanais.

Trabalhando no mercado há seis anos, a chef Marylise Lima Monteiro afirma que, ao menos até ontem, a demanda era menor que a de outras Páscoas. Mas ela disse esperar aumento, de hoje a domingo.

“O mercado está mais difícil este ano, mas acredito que vamos elevar as vendas e obter um combustível para os próximos meses”, destaca Marylise.

A jornalista Larissa Magnavita, que há quatro anos produz ovos artesanais, aposta na qualidade dos chocolates para seduzir a clientela. Mesmo sofrendo com os aumentos de insumos, de embalagens a fitas decorativas, Larissa diz que diminuiu a margem de lucro para atrair freguesia. “Quando fizemos a primeira compra de insumos para a produção deste ano, tivemos que rever todos os preços. Mesmo assim, as indicações nos ajudam, porque nosso cliente busca qualidade e não só economia”, garante ela.

Leia mais:

Ascensão de preços: itens de Páscoa sobem acima da inflação e forçam ‘via sacra’ para economizar
Covid-19: BH vacina idosos de 70 anos nesta terça; confira locais e horários
Empresários suspeitos de vacinação clandestina prestam depoimento em BH