As Olimpíadas do Rio 2016 já começaram a movimentar os terminais rodoviários do país. Segundo pesquisa da ClickBus (www.clickbus.com.br), plataforma de vendas online de passagens de ônibus, nas datas próximas ao evento esportivo deve ter um aumento de 40% na procura por bilhetes para o Rio de Janeiro. A estimativa considera o período de 25 de julho a 22 de agosto, comparando-o com as mesmas datas de 2015. A Concessionária Novo Rio, segundo a ClickBus, estima que entre 31 de julho a 19 de setembro, a rodoviária Novo Rio, a principal da cidade, movimentará 2,4 milhões de passageiros.

“Muitos brasileiros que ainda não se programaram devem optar pelo ônibus para se deslocar ao Rio de Janeiro nesse período. A principal razão é a diferença de preço. Por exemplo, na rota de São Paulo para o Rio de Janeiro, enquanto as passagens de ida e volta de ônibus custam R$ 200, ir de avião custa no mínimo R$ 400, ou seja, 100% mais caro,” afirma Cesário Martins, co-CEO e fundador da ClickBus.

O crescimento da procura por passagens de ônibus para o período das competições é uma tendência que vem ocorrendo desde o ano passado. De acordo com o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, 15,9% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses o farão de ônibus, contra um índice de 7,2% registrado em 2015. “O fato das tarifas de ônibus não sofrerem alteração, já que são regulamentadas pelo governo, é algo que certamente atrai o brasileiro a viajar mais de ônibus neste período de economia instável. Com a aproximação de grandes eventos, as vendas devem crescer ainda mais”, finaliza Martins.