Verão quente e seco dita o ritmo da venda de sorvetes

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
17/02/2014 às 08:40.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:04
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

As temperaturas em alta em um verão sem chuvas estão aquecendo as vendas nas sorveterias de Belo Horizonte, e a demanda pelos gelados segue o ritmo dos termômetros. Em alguns estabelecimentos, o desempenho de janeiro foi até 25% superior ao registrado em dezembro do ano passado.

É o caso da mineira Salada, rede credenciada com mais de 30 lojas e fábrica própria no Estado. A aposta na estação quente teve início em setembro de 2013, quando começaram a ser lançadas cinco linhas de produtos, incluindo sorvetes à base de iogurte, com 0% de gordura, considerada uma tendência do setor.

Hoje, o mix da rede conta com 140 itens, todos disponíveis nas lojas franqueadas.

Com a boa aceitação do mercado, a empresa vem tomando fôlego para a abertura de novas unidades e o lançamento de produtos, nos próximos meses. A diretora executiva, Raquel Bravo, ainda faz segredo sobre as novidades, mas não esconde a animação diante dos bons resultados.

“Vamos lançar produtos que ainda não existem no mercado. Um deles é extremamente interessante para o público que pratica esportes e é preocupado com a saúde. O outro tem um ingrediente pouco comum no Brasil, mais usado nos Estado Unidos”, afirma Raquel.

Sobremesa

Dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) mostram que o consumidor está mesmo com apetite, nos últimos anos. De 2003 para 2012, o consumo no país aumentou 76,49% e a produção, 74,30%.

Na tradicional São Domingos, inaugurada há 85 anos na região da Savassi, o movimento tem sido intenso na hora do almoço e à noite, mesmo nos dias de semana. Na última quarta-feira, só foi possível fechar as portas por volta da meia-noite, segundo o gerente Renato Eduardo dos Santos.

“O bicho está pegando nesses dias. Muitas vezes, temos que fechar com clientes dentro, principalmente, aos sábados, domingos e feriados. Tem gente que até desanima, de tão cheia que fica a loja”, diz o gerente.

Como o espaço físico da sorveteria não é grande, a solução encontrada para agradar a todos os gostos foi o revezamento nos seis freezers da loja. “Temos, em média, de 50 a 55 sabores. Aí, fazemos umas mudanças. Se um sorvete não tem muita saída, experimentamos outro no lugar”, afirma Santos.
 

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