Versão de competição da Alpine é um 'foguetinho' de 270 cv e 100 mil euros

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
03/11/2017 às 18:17.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:32
 (Alpine)

(Alpine)

No início da década de 1960, quando Willys Overland resolveu fabricar o Interlagos (uma versão do Alpine A110), o esportivo de porte e motorização diminutas não demorou para se tornar um fenômeno nas pistas brasileiras, tal como o parente francês na Europa. Agora a Alpine, marca pertencente à Renault, resolveu lançar uma versão de pista para a atual geração do A110.

Para quem não sabe, há dois anos a Renault resgatou a marca, que não tinha um modelo de produção desde 1995, e apresentou uma versão conceitual de uma releitura do clássico A110. O carro chegou ao mercado este ano e agora ganhou edição para competição monomarca. 

Apesar de ter ficado quase 20 anos fora do mercado de automóveis, a marca francesa se manteve no automobilismo e já teve feitos memoráveis, como a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1978, com o Alpine A442, um protótipo equipado com uma unidade V6 turbo 2.0 que desbancou o todo-poderoso Porsche 936, que tinha vencido a prova em 1977 e 1976.

O A110 Cup será produzi do e comercializado pela Signatech e terá operação supervisionada por Philippe Sinault, que também foi responsável pelo modelo A470 desenvolvido junto com a equipe Oreca para o Mundial de Endurance (WEC).

Da linha de produção da Renault só sairá a carroceria, mesmo assim alguns painéis são montados na própria Signatech, pois foi preciso deixar parte da estrutura incompleta para a inclusão da célula de sobrevivência feita em alumínio tubular.

O kit de suspensão utilizado é de competição, assim como os conjuntos de freio da italiana Brembo e assim como as rodas que utilizam compostos leves.

O motor do A110 também foi revisto e recebeu novo mapeamento eletrônico. A unidade turbo 1.8 passa a entregar 270 cv, contra 252 cv da versão de rua. A transmissão também foi substituída por uma unidade desenvolvida em parceria entre a Sinatech e 3MO que oferece melhor desempenho que a versão original.

Completo, o carrinho pesa apenas 1.050 kg e correrá o European Alpine Cup. Quem se interessar, cada unidade custa 100 mil euros (R$ 380 mil). Animou?

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