Volkswagen Up!, compacto com preço salgado

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
26/10/2014 às 10:10.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:46
 (Divulgação)

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O Up! chegou com a missão de suceder o final Gol G4 e se posicionar na base da gama da Volkswagen. Partindo de R$ 27.730 na configuração duas portas, é o carro mais barato da VW. Lançado em fevereiro, suas vendas combinadas com as do Gol já somam 175 mil unidades e atenuam a aposentadoria do veterano. No entanto, era estimado algo além da média de 5 mil unidades mensais e a razão disso está no preço.

O comprador que levar para casa um Up! duas portas por R$ 27 mil fatalmente se arrependerá do negócio na segunda esquina após a saída a concessionária. Por esse preço ele não oferece nenhum tipo de atrativo, o que tornará a vida a bordo insuportável. Para um frotista, a opção pode até se justificar em números, mas será difícil extrair a melhor produtividade da equipe num carrinho apertado e abafado.

Andamos na versão Move Up, duas portas, completíssimo, trazendo praticamente o mesmo pacote de conteúdo das coloridas versões topo de linha (Red, Black e Withe) Up, com exceção das portas traseiras e faróis de neblina. Com os complementos é um automóvel urbano irrepreensível. Suas dimensões compactas permitem estacionar com facilidade e a boa área envidraçada torna qualquer manobra uma moleza. Além disso, a direção elétrica não exige esforço nos braços.

O motor três cilindros 1.0 12v de 82 cv oferece ótimo comportamento e aquela conhecida caixa VW com engates justinhos tornam a direção divertida. No anda-e-para da cidade ele só sofre para sair do ponto morto. A unidade demora um pouco para encher, como qualquer multiválvulas de baixa cilindrada. Mas depois que acorda ele fica arisco. Na estrada e sem bagagem, o carrinho é esperto e encara ultrapassagens sem hesitar. Sua média de consumo impressiona, na ordem de 15,8 km/l na cidade.

Mas nem tudo são flores. Com duas portas a menos, a VW apelou para uma abertura superdimensionada para garantir acesso ao banco traseiro. Mesmo com trilhos nos bancos dianteiros, acomodar-se na segunda fileira exige um certo contorcionismo. E se o motorista for alto, as pernas de quem está atrás vão espremidas. Quem precisa carregar cadeirinha infantil também terá dificuldades para afixar o acessório.

Por outro lado, o espaço no bagageiro agrada. Como não é novidade, a VW brasileira teve que esticar o porta-malas do Up original para poder comportar o estepe. Na Europa, o carrinho utiliza pneu do tipo “run flat”, capaz de rodar furado. Dessa maneira, dá para acomodar até três malas pequenas, com certa criatividade. Ou seja, para um casal sem filhos, o UpI resolve muito bem.

O problema é o preço final. A unidade testada está avaliada em R$ 39.709, com todos os opcionais disponíveis, exceto o farol de neblina. Por esse preço, o consumidor tem à mão outros modelos com atributos mais convincentes, que vão desde motores maiores, carrocerias mais amplas e conteúdos mais sofisticados. Uma pena!

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