ZR2 Bison: A prima indomável da Chevrolet S10

Marcelo Ramos
Hoje em Dia - Belo Horizonte
14/09/2018 às 19:16.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:27
 (GM)

(GM)

Os Estados Unidos são o mercado onde a picape figura entre os mais vendidos todos os anos. Por lá, em 2017, foram 3,8 milhões emplacamentos. Tanto volume estimula fabricantes a desenvolver incontáveis versões para ampliar o público.  São opções para uso profissional, em cabine chassi, de luxo, esportivas e versões capacitadas para aplicações extremas, onde poucos são capazes de ir. A Chevrolet Colorado ZR2 figura nesse seleto time de superpicapes.

No entanto, a General Motors e a preparadora American Expedition Vehicles (AEV) tinham dúvidas sobre os limites do veículo e desenvolveram o ZR2 Bison, que acresce acessórios que aumentam a capacidade fora de estrada.

A AEV é famosa por criar peças e componentes para uso fora de estrada e modelos a partir de utilitários. Com grande experiência em modelos Chrysler como Jeep Wrangler e as picapes RAM (de porte grande), a marca se aventura agora entre os modelos médios.

A Bison chega com um pacote farto de melhorias, principalmente na proteção do trem e força. 

Todo terreno
Como a versão é habilitada para trafegar por terrenos rochosos, o risco de colisão com cárter, transmissão, diferencial e tanque de combustível sempre é eminente. Assim, a ZR2 Bison conta com placas de aço boro para recobrir todo o conjunto mecânico e também o reservatório.

Suspensão
A suspensão também foi revista. Originalmente, a Colorado ZR2 tem um sistema sofisticado que conta com amortecedores com ajuste de carga e curso para cada tipo de terreno. Na Bison, o conjunto foi elevado em cerca de cinco centímetros, para aumentar a distância livre do solo e também o curso dos amortecedores. 

Por falar nesses itens, foram instalados modelos Multimatic DSSVTM, gerenciados eletronicamente para oferecer a melhor estabilidade e absorver impactos em terrenos muito acidentados.

Os braços da suspensão também foram substituídos por peças reforçadas para garantir que o carro enfrente os obstáculos sem risco de quebras.

As modificações de suspensão e proteção sob o assoalho já dão à Chevrolet Colorado ZR2 Bison credenciais para enfrentar qualquer tipo de terreno. Mas não basta apenas ser valente: ela tem que parecer robusta. 

O visual da ZR2 original já é bastante agressivo, mas a AEV deixou o utilitário mais “parrudo” com a troca da grade frontal que copia o estilo das versões Raptor, da Ford, com a inscrição Chevrolet de fora a fora na grade. 

Os para-choques também foram substituídos por unidades reforçadas e com desenho que aumenta os ângulos de ataque e saída da picape. Ou seja, não se trata apenas de efeito estético, mas funcional, pois permite que o veículo ataque barrancos íngremes sem o risco de raspar.

Motor
A ZR2 Bison pode ser adquirida com motor V6 3.6 de 308 cv, 38 mkgf de torque e caixa automática de oito marchas, ou com opção turbodiesel Duramax 2.8 de 181 cv, 51 mkgf de torque e caixa automática de seis velocidades, ambas 4x4. 

A AEV não alterou o motor e nem a transmissão, mas oferece como opcional coletor de ar do tipo snorkel. Esse tubo geralmente é utilizado para dar ao veículo capacidade de atravessar riachos sem o risco de calço hidráulico. No entanto, a preparadora oferece o snorkel como uma solução, que conta com filtro, para impedir entrada de poeira no motor e não apenas prevenir que ele trave numa travessia em áreas alagadas. 

Rivais
No segmento de picapes full size, a briga entre as off-road é quente. Chevrolet, Ford, RAM e Toyota oferecem suas opções. Já no terreno das médias há menos alternativas. Assim, a ZR2 Bison com atributos para desafiar a também anabolizada Ford Ranger Raptor, assim como a Toyota Tacoma TRD Pro. Suas vendas começam em janeiro, nos EUA.

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