Processos, amigos ou inimigos?

30/05/2017 às 17:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:47

Ter alguns processos estruturados é importante para o crescimento da empresa. Só tome cuidado para não deixar que a estruturação torne sua companhia burocrática e, consequentemente, pouco ágil. Grandes empresas tendem a ter dificuldades de se reinventar exatamente pelo excesso de processos que engessam a operação, tornando-a burocrática e portanto, criando um sistema imunológico que expele qualquer tipo de inovação.

Antes de estruturar, procure entender quais são os processos necessários para o crescimento da sua companhia e quais seriam os efeitos esperados em cada um dos processos implantados. É a partir desse mapeamento que você vai tomar as decisões do que deve ser implantado e do que deve ficar de fora.


Você vai ver que muitos dos processos básicos, que aprendemos nas escolas de negócios como fundamentais para rodar uma empresa são, em determinados momentos, extremamente desnecessários e, muitas vezes, até prejudiciais. Processo bom é aquele que, quando é eliminado, gera reclamações, o mesmo vale para relatórios. Por isso, cuidado com o excesso de zelo e com a tentação das reuniões para estruturar processos e KPIs. 


Um empreendedor não deveria ter tempo para ficar em reunião, um empreendedor tem que estar com a mão na massa executando como um gorila, massacrando os tickets que lhe são atribuídos e não ficar borboletando em todas as áreas sem meter a mão na massa. Por isso, sugiro que você mantenha a eficiência. Para mim, o ideal é definir a os KPIs básicos do seu negócio e os processos necessários para começar a escalar a companhia em apenas uma tarde de reunião com seus diretores, no máximo. Não se preocupe, você vai sentir necessidade de adicionar outros processos e KPIs à sua planilha, mas quando isso acontecer, você saberá que está adicionando por necessidade e não excesso de zelo, portanto, desperdício de tempo.

Ser fundador de startup é igual a ser dono de padaria: de madrugada a gente faz o produto, durante o dia a gente vende e de noite a gente contabiliza. Com essa rotina, não dá para ficar 5 horas em reuniões. Isso é coisa de quem não quer trabalhar e usa como desculpa para si ou para o gestor, que está trabalhando. Quem precisa trabalhar, define os processos que fazem sentido naquele momento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por