Procurando emprego? Especialista dá dicas de como voltar ao mercado de trabalho

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
05/01/2018 às 16:39.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:37

Para muitas pessoas, início de ano é uma época de procura por uma nova colocação no mercado de trabalho. Mas antes de verificar quais são as vagas disponíveis e se candidatar a alguma delas, é importante estar bastante preparado. Quanto mais conhecimento tiver, maiores são as chances de conseguir o emprego desejado e alcançar o sucesso profissional.

De acordo com Giane Magalhães, gerente de qualificação profissional da Subsecretaria de Trabalho e Emprego da Prefeitura de Belo Horizonte, é primordial a pessoa conhecer suas habilidades, competências e fragilidades antes de buscar as oportunidades. A autoavaliação é importante para que se conquiste a vaga certa.

“Quando uma pessoa está desempregada, existe uma vontade enorme de voltar ao mercado de trabalho e, muitas vezes, acaba-se aceitando uma vaga que não condiz com seu perfil. Isso gera frustração. Uma pessoa muito tímida talvez não se realize como vendedor, assim como uma muito ativa não seria feliz fechada em um escritório”, explica Giane.

Outra orientação importante é ampliar os horizontes e não buscar apenas na área em que se possui experiência. “Tem gente que tem dificuldade de se realocar na área em que está acostumada. É importante aceitar oportunidades em setores diferentes. Quem sempre trabalhou na construção civil, por exemplo, teve de abrir o leque de oportunidades”.

Giane afirma ainda que é fundamental que o profissional se qualifique profissionalmente enquanto busca por um novo emprego. Não importa o nível de escolaridade ou socioeconômico: todos podem buscar um maior conhecimento para ter um diferencial em relação aos outros candidatos. Vários cursos estão disponíveis na internet.

A qualificação profissional não significa, necessariamente, um aumento nos custos do orçamento. “A Prefeitura de Belo Horizonte oferece vários cursos de qualificação, alguns deles com direito a vale-transporte e lanche”, explica Giane. A lista de cursos disponíveis no momento pode ser conferida aqui.

Os interessados nos cursos podem fazer as inscrições nos postos do Sine, munidos de Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone) em nome do candidato ou dos pais do mesmo, e número do PIS/PASEP/NIS/NIT.

Confira os endereços dos postos do Sine:

BH Resolve: Rua dos Caetés, 342, com entrada também pela rua Santos Dumont, 363, Centro - das 08h às 17h.

Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982, Barreiro - das 8h às 17h.

Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1055, Venda Nova - das 8h às 17 h.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por