Queda de cabelo e crescimento dos fios: 7 mitos e verdades desvendados por um especialista

Patrícia Santos Dumont
pdumont@hojeemdia.com.br | @patriciafsdumont
01/04/2021 às 09:53.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:34
 (Freepik/Divulgação)

(Freepik/Divulgação)

Recentemente, pesquisadores descobriram que um dos sintomas da Covid-19 persistente é a queda de cabelo - processo, que, neste caso, é reversível. Perder os fios impacta na autoestima e na autoconfiança. No ímpeto de se livrar do problema, muita gente recorre a receitas milagrosas para ver as madeixas se recuperarem.

Especialista no assunto, o tricologista Ademir Leite Junior elencou alguns mitos e verdades que envolvem o tema. Confira:

MITO. Embora existam casos específicos de cabelos que voltam a crescer com ou sem tratamento, após episódios de estresse, por exemplo, a reversão do processo nem sempre é rápida.

MITO. Estudos comprovam que o crescimento capilar é estimado em 0,9 centímetros por mês e, levando-se em conta certas especificidades, não ultrapassando 1,5 mensais.

VERDADE. Para os cabelos voltarem a crescer normalmente são necessários mais que dois meses. É importante ter cuidado com profissionais e produtos que prometem milagres rápidos. Se os cabelos crescem cerca de 1 centímetro por mês, ninguém consegue fazer excelentes resultados da noite para o dia.

VERDADE. Quando o estresse, a ansiedade e o medo ultrapassam limites que o indivíduo tem como normais ou toleráveis, desencadeiam reações no corpo, dentre elas a queda capilar.

MITO. Para reduzir a queda, medidas de normalização da função dos folículos precisam ser tomadas. A redução é conseguida após controle ou eliminação das causas e dos estímulos. Mas o tratamento completo inclui a normalização do crescimento dos fios.

VERDADE. Nas alopecias mais comuns a queda capilar se dá, em média, após três meses da interrupção do crescimento capilar. Ou seja, o cabelo para de crescer e só se solta do couro cabeludo depois de três meses.

VERDADE. Folículos comprometidos podem demorar a começar a cair e, por causa disso, manter-se em queda mesmo após o início do tratamento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por