Resultado do Enem é retrato do ensino médio no Brasil

Hoje em Dia
27/11/2013 às 07:25.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:24

Nas escolas públicas estaduais estão matriculados 7,94 milhões de estudantes no ensino médio, no Brasil. E foi nessa rede estadual que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) localizou as médias mais baixas no Enem 2012, conforme levantamento divulgado na terça-feira (26).

Não há nenhuma escola estadual entre as 20 que tiveram o melhor resultado no Exame Nacional de Ensino Médio realizado no ano passado. A boa surpresa é que Minas tem quatro escolas privadas e uma pública – o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – entre as dez melhores escolas do Brasil.

O ranking é liderado por uma escola de Belo Horizonte, o Colégio Bernoulli, no bairro de Lourdes, cujos alunos tiveram no exame nota média de 722,15 pontos. Em segundo lugar, ficou outra escola privada mineira – o Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga, com média de 720,88 pontos.

O Inep levou em conta, para estabelecer o ranking, as notas obtidas pelos alunos de cada escola nas provas objetivas de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. As notas da prova de redação ficaram de fora desse cálculo.

Na rede pública de ensino, os Estados são os responsáveis pelo ensino médio, embora haja também no país escolas desse nível mantidas por prefeituras e pela União. Mas estas são minoria. As do governo federal representam apenas 0,27% do total de matrículas do ensino médio, de acordo com o último censo.

Se fossem em maior número, talvez o nível do ensino brasileiro se elevasse. Pois os alunos matriculados nas escolas federais – Colégios de Aplicação ou Escolas Técnicas – tiveram desempenho médio superior ao dos estudantes da rede privada. Entre as dez mais bem colocadas, além do Colégio de Aplicação da UFV, em quarto lugar, está o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

O que o estudo demonstra é que os Estados precisam investir mais em suas escolas do ensino médio. Não há como querer passar essa responsabilidade para o governo federal e, muito menos, para as prefeituras. O primeiro tem de cuidar prioritariamente do ensino superior e, as segundas, da educação básica e fundamental.

Observa-se que a iniciativa privada tem um papel importante no ensino médio. E vem conseguindo oferecer cursos de qualidade, a julgar por seu desempenho no Enem. Além das citadas anteriormente, há outras duas escolas privadas mineiras entre as dez melhores no ranking. São os colégios Santo Agostinho, unidade de Nova Lima, em sexto lugar, e Magnum Agostiniano, unidade de Nova Floresta, na capital, em oitavo.

Outra constatação: as boas escolas brasileiras se localizam principalmente no Sudeste. Entre os cem colégios com melhor desempenho, 84 se acham nessa região mais rica do país.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por