Ricardo Galuppo: "Mais que um novo jornal"

Hoje em Dia
01/11/2013 às 07:43.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:49
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Peças fundamentais na vida de uma sociedade que se transforma em alta velocidade, os jornais estão diante do maior desafio que já enfrentaram em sua existência. O desenvolvimento acelerado dos meios eletrônicos de comunicação e o surgimento dos canais alternativos de mídia – pelos quais as pessoas emitem suas opiniões sem depender de intermediários – têm exigido dos veículos tradicionais uma velocidade de resposta que parece acima de sua possibilidade de reação. Esse desafio é internacional e a única certeza que se tem em meio a esse processo é que, para os jornais, a capacidade de compreender a realidade e de se adaptar a ela pode significar a diferença entre a vida e a morte. O Hoje em Dia, cuja direção de Jornalismo acabo de assumir, optou pela vida. Mais do que isso, optou por crescer num mercado que exige inovações permanentes.

Por maiores que sejam os desafios, o caminho do crescimento é possível. Ele começa pelo reconhecimento de que nenhum veículo de comunicação conquista o respeito do leitor nem assegura lugar no mercado se não contar com boa saúde financeira e capacidade de investimento. Nesse sentido, existe um círculo virtuoso no qual o jornalismo de boa qualidade atrai leitores – o que, como é óbvio, aumenta os índices de circulação da publicação. As publicações com grande aceitação pelo público, por sua vez, atraem os bons anunciantes. E quanto mais ampla e variada for a quantidade de anunciantes, maior será sua independência em relação a cada um deles individualmente. Alcançar o equilíbrio entre a saúde empresarial que garante a independência editorial é a meta a ser perseguida, para que o Hoje em Dia se torne um veículo cada vez mais sólido e respeitado no mercado de Minas Gerais e do Brasil.

Tudo isso, claro, passará por mudanças importantes na condução do jornal, que se tornarão cada vez mais claras nos próximos meses. No novo cenário, nenhum veículo de comunicação sobreviverá aos próximos anos caso não se mostre capaz de promover, desde já, a integração entre o conteúdo impresso, a internet e outras plataformas. Em seu caso específico, o jornal Hoje em Dia tem a vantagem de contar com a experiência de seu acionista, o Grupo Bel – empresa mineira com mais de 50 anos de experiência no campo da radiodifusão e da tecnologia da informação. Em função de suas raízes e também por opção editorial, o Hoje em Dia assume com seus leitores o compromisso de ser uma publicação independente e comprometida com a livre manifestação das ideias. Apartidário por definição e convicção, o jornal terá como compromisso político a defesa intransigente dos interesses de Minas Gerais, da valorização da cultura mineira e do reconhecimento às pessoas e empresas que, com seu trabalho, inteligência e capacidade de correr riscos, fazem da economia mineira uma das mais competitivas e inovadoras do Brasil.

Ricardo Galuppo - Diretor de Jornalismo do Hoje em Dia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por