Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a apenas 34 quilômetros da capital, é famosa pela sua história, suas paisagens e suas cachoeiras. Agora, também está se tornando conhecida e procurada pelos turistas por conta de um novo atrativo: o Trem das Cachoeiras, uma maria-fumaça de 1924, fabricada em Berlim, e que faz um passeio panorâmico pelos arredores da cidade.

Trata-se da primeira maria-fumaça a funcionar na Grande BH. Construída em 1924, em Berlim, ela foi utilizada nas lavouras alemãs por 16 anos. Em 1940, veio para o Brasil, para a cidade de Timbó, na Paraíba.

Depois de muitos anos parada, a máquina foi arrematada pelo empresário mineiro Flávio Iglesias, coordenador do Centro de Referência Ambiental e Turística. Ele formatou o roteiro Trem das Cachoeiras, que começa na estação ferroviária de Rio Acima, uma construção com 150 anos.

Durante o passeio, de Rio Acima a Honório Bicalho, os passageiros conhecem a história de Rio Acima, veem os principais pontos turísticos, como as cachoeiras, e ainda têm a opção de degustar um café colonial.

Passeios aos sábados, domingos e feriados.

Informações: (31) 3545-2947 e 3129-8846.