Risoto de Couve com Carne Seca para torcer vendo o Brasil

* Hoje em Dia
24/06/2014 às 11:54.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:07
 (Divulgação/Perdigão)

(Divulgação/Perdigão)

Dica

Para dessalgar e desfiar o charque: coloque-o em uma vasilha, cubra-o com água e leve-o à geladeira. Após 4 horas, troque a água e leve de volta à geladeira. Repita esse processo mais uma vez. Após a dessalga, cozinhe-o em uma panela de pressão por 20 minutos. Espere a pressão baixar e prove a carne; se ela estiver dura e/ou salgada, troque a água e cozinhe por mais 10 minutos (se necessário, repita esse processo mais uma vez). Depois disso, retire a carne, deixe esfriar e, com o auxílio de um garfo ou com as mãos, desfie.

Ingredientes

1 maço de couve (200 g)
½ xícara (chá) de Manteiga sem Sal (100 g)
1 cebola picadinha (180 g)
1 cabeça de alho, descascada e picada (80 g)
2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo ou carnarolli) (340 g)
½ xícara (chá) de vinho branco (100 ml)
1 litro de caldo de legumes
1 kg de Charque dessalgado e desfiado
½ maço de cheiro verde picado (40 g)
Sal e pimenta-do-
reino ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (58 g)

Modo de Preparo

Comece pela couve: retire os talos da couve e pique-a finamente, em tirinhas. Em seguida, repique essas tirinhas para que elas não fiquem compridas.

Em uma panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga (26 g) e refogue a cebola e metade do alho. Adicione o arroz e refogue-o até que ele esteja transparente. Em seguida, acrescente o vinho e mexa bem. Assim que o vinho secar, adicione caldo de legumes o suficiente para cobrir o arroz, e mexa o risoto continuamente para que se forme um caldo cremoso. Conforme o caldo for secando, adicione mais (sempre mantendo o arroz coberto).

À parte, aqueça uma frigideira e derreta metade da manteiga restante. Junte o resto do alho e, assim que ele começar a dourar, o charque. Refogue por 4 minutos, ou até que a carne fique bem quente. Desligue o fogo da carne, finalize com o cheiro verde e tempere com pimenta-do-reino e, se necessário, sal.

Quando o arroz estiver “al dente” (cozido, mas ainda firme), desligue o fogo. Adicione a couve picada, o restante da manteiga e o queijo parmesão. Mexa bem, para incorporá-los ao risoto e para cozinhar a couve. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Sirva em seguida, com o charque refogado sobre o risoto. 

* receita cedida pela Perdigão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por