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Terça-Feira,30 de Abril

Saatore Ristorante adota self-service

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
25/02/2017 às 09:13.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:43

Há mais de 13 anos à frente do Saatore Ristorante, Nélia Ferreira prepara-se para mais uma mudança na tradicional casa de comida italiana de Belo Horizonte. A partir de março, o espaço começa a oferecer bufê self-service no almoço durante a semana. Com um cardápio renovado, a intenção é aumentar o faturamento da unidade em Lourdes, na região Sul, em até 20%, e espantar de vez a queda no movimento registrada em 2016 por causa da crise que afastou a clientela.

“O ano de 2016 foi muito ruim para os negócios e tivemos que apostar em novidades no menu, além da divulgação do restaurante em sites de compras coletivas. Apostamos em muitas promoções, principalmente para as famílias”, explicou a empresária.

Desde que perdeu Salvatore di Monda, marido e fundador do restaurante, em 2003, Nélia assumiu a administração do Saatore, passou a cuidar da gestão dos negócios e faz questão pensar em cada detalhe. 

“A casa está aberta desde 1998 e, durante esses anos, aprendi com o Salvatore tudo relacionado ao restaurante. Foi difícil assumir os negócios, mas quis ficar à frente de cada parte”, disse Nélia.

As compras na Ceasa, por exemplo, são feitas por ela e pelo atual companheiro, Wanderson da Costa, chef do restaurante. Os frutos do mar, carro-chefe do cardápio do restaurante, Nélia compra pessoalmente a cada dois meses no Rio de Janeiro. “São esses detalhes que fazem com que eu consiga manter os preços e o restaurante por tanto tempo”, explicou. 

Expansão
Em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, com jogos realizados em Belo Horizonte e aposta de maior fluxo de pessoas na capital, Nélia decidiu investir. abriu mais duas casas, uma na Pampulha e uma pizzaria no bairro Palmares, na região Nordeste. Detalhe: os estabelecimentos ficam dentro dos hotéis San Diego. “Muitas pessoas acabam não sabendo que os restaurantes são abertos ao público em geral”, observou Nélia. 

Para este ano, outra estratégia é atrair a clientela jovem. “Já estamos com quase 20 anos e o público que frequenta o restaurante têm mudado muito nesse tempo. Antes, os filhos traziam os filhos. Agora, os filhos trazem os amigos. Queremos incentivar esse público a continuar frequentando a casa”, disse. 

Nova geração entra na cozinha para garantir a proposta de um menu tipicamente italiano

A paixão pela gastronomia é algo que está na veia da família Costa. Com apenas 10 anos, Filipe Costa, filho de Nélia Ferreira e do chef Wanderson Costa, já ensaia os primeiros passos na cozinha. É a próxima geração se preparando para assumir o Saatore Ristorante. 

“O Filipe sempre gostou de cozinhar e até já participou de algumas competições de culinária. Sempre trouxe meus dois filhos para o restaurante desde pequenos”, disse Nélia Ferreira, proprietária do Saatore. 

A empresária conta ainda que, futuramente, pensa em incluir no cardápio alguma criação do jovem cozinheiro. “Ele está treinando, é um orgulho para a família”, garante a mãe, orgulhosa.

Atualmente, o Saatore tem o menu composto em 80% por pratos tipicamente italianos. “Nos outros 20% a gente tenta mesclar e trazer uma proposta mais comercial, como uma picanha com fritas para tentar agradar quem vai ao restaurante, seja para acompanhar ou conhecer, e acaba não gostando da comida italiana”, explicou Nélia.

Um investimento feito anualmente no restaurante é a reforma. Em dezembro, durante 15 dias, foram feitos reparos como a troca de peças do piso, além da compra de novos utensílios. 

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