Saiba como evitar o Acidente Vascular Cerebral

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
27/10/2016 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:22
 (Reprodução)

(Reprodução)

A cada seis segundos, independentemente da idade ou do sexo, uma pessoa morre de acidente vascular cerebral (AVC). O problema mais conhecido como derrame apresenta sintomas como fraqueza ou formigamento na face e membros, especialmente em um lado do corpo, dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, tontura, confusão e alterações visuais e psicomotoras.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de cinco milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao AVC. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, esse número é de aproximadamente 100 mil - sendo a primeira causa de morte e incapacidade -, com enorme impacto econômico e social.

Com o objetivo de conscientizar a população e alertar sobre a importância da prevenção, o Hospital do Coração (HCor) realiza, no dia 27 de outubro, das 14h às 15h30, uma palestra gratuita sobre AVC: “Conheça os fatos, o AVC é tratável”, com o neurologista do HCor Neuro, Eli Faria Evaristo. A ação será em formato de talk show com a participação de uma equipe multiprofissional composta por neurologista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo, que irão abordar os diversos aspectos relacionados a prevenção e ao tratamento do AVC.

De acordo com o neurologista do HCor, o cuidado preventivo e o próprio tratamento do paciente com AVC envolvem o trabalho integrado de diversos profissionais. Existem muitos fatores que podem ser alterados para que o indivíduo não venha a sofrer um AVC, como a regulação da hipertensão, da diabetes, do colesterol elevado, do peso, além do combate ao fumo e ao sedentarismo. “O histórico familiar de casos de AVC também é levado em consideração. Por isso é preciso ficar de olho nos sinais de alerta como perda de força e sensibilidade (principalmente de um lado do corpo), dificuldade para pronunciar as palavras e perda de visão de maneira súbita. Todos esses sintomas são sinais que o cérebro parou de funcionar, sendo necessário ir ao hospital imediatamente”, esclarece o médico.

Fique alerta: 
Fumantes têm três vezes mais risco de AVC isquêmico.
Obesidade aumenta o risco de AVC entre 50% e 100%.
Estresse crônico aumenta a incidência de AVC.
Mais de duas bebidas alcoólicas por dia dobram a chance da doença.

Serviço:.
Dia Mundial do AVC: palestra gratuita à população
Tema: Conheça os fatos, o AVC é tratável
Data: 27 de outubro (quinta-feira)
Horário: das 14h às 15h30
Local: HCor (Hospital do Coração) Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 – Paraíso
-mail: eventoseducacao@hcor.com.br (informe o RG, nome e e-mail)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por