Saúde

Anvisa aprova uso do antiviral molnupiravir para tratar Covid-19

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
06/05/2022 às 19:31.
Atualizado em 06/05/2022 às 19:34

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última quarta-feira (4) o uso emergencial do medicamento molnupiravir para tratamento da Covid-19. O remédio antiviral é produzido pela Merck Sharp & Dohme (MSD) e de uso oral.

Segundo a Anvisa, ensaios clínicos mostraram efeitos benéficos a pacientes adultos com quadros leves e moderados da infecção, ajudando a reduzir as hospitalizações e mortes. Ele pode ser tomado em casa e reduz as chances do coronavírus se multiplicar no corpo do paciente.

O molnupiravir já foi aprovado para uso em 17 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Austrália.

A Anvisa alerta que o medicamento não é um substituto das vacinas contra Covid-19 e que a imunização continua sendo a melhor opção para prevenir os sintomas da doença.

Indicação
O molnupiravir é indicado para pacientes adultos que não precisam de oxigênio suplementar e nem apresentam risco aumentado de progressão da doença para casos graves. Além disso, deve ser usado quando as opções alternativas de tratamento aprovadas pela agência não são acessíveis ou clinicamente adequadas.

Restrições de uso
O medicamento é de uso adulto, com venda sob prescrição médica, e não é recomendado durante a gravidez, amamentação e em mulheres que pretendem engravidar e não estão usando contraceptivos. Isso porque estudos feitos em cobaias mostraram que altas doses de molnupiravir podem afetar o crescimento e o desenvolvimento do feto, revela a Anvisa.

Contraindicações
O antiviral é contraindicado nos seguintes casos:

  • Pacientes com menos de 18 anos
  • Mulheres grávidas
  • Início do tratamento em pacientes com Covid-19 que necessitam de hospitalização (seus benefícios não foram observados nessa fase)
  • Uso por mais de cinco dias consecutivos
  • Profilaxia pré-exposição ou pós-exposição ao coronavírus

Tempo de uso
O molnupiravir deve ser utilizado durante os cinco primeiros dias após o aparecimento dos sintomas, de modo a evitar o desenvolvimento de uma versão resistente do vírus. Além disso, deve ser limitado a cinco dias consecutivos, informa a Anvisa.

Posologia
A dosagem em pacientes adultos é de 800 mg (quatro cápsulas de 200 mg) por via oral, a cada 12 horas, e por cinco dias, com ou sem alimentos. O medicamento deve ser utilizado assim que possível após o diagnóstico positivo de Covid-19 e dentro de cinco dias do início dos sintomas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por