'Retinoblastoma'

BH recebe evento de conscientização idealizado por Tiago Leifert contra câncer ocular infantil

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
14/09/2023 às 12:54.
Atualizado em 14/09/2023 às 13:07
 (Divulgação)

(Divulgação)

Belo Horizonte recebe em 16 e 17 de setembro a 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos". O objetivo é conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, tumor ocular que acomete crianças de até 5 anos. A ação é idealizada pelo casal Tiago Leifert e Daiana Garbin.

Eles não estarão presencialmente no evento, mas serão representados por um time de voluntários da saúde. Serão realizadas atividades no Boulevard Shopping voltadas para crianças e adultos, como pintura facial, totem para fotos e informação com médicos e outros profissionais de saúde. O evento acontecerá no Piso 2, das 10h às 22h, no sábado (16), e 14h às 20h, no domingo (17).

A falta de informação sobre a doença levou Tiago e Daiana a criarem a campanha com o intuito de promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância. A filha do casal, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento. 

Além disso, até o Dia das Crianças, as mídias digitais do Boulevard Shopping irão mostrar vídeos da campanha de conscientização.

Daiana fará lives em seu canal no Instagram (@garbindaiana) entrevistando médicos. O casal vai divulgar uma cartilha digital, que pode ser compartilhada pelo celular, sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro de instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais. 

Tiago Leifert e Daiana Garbin descobriram o retinoblastoma quando ele já estava num grau considerado avançado. “O que mais gostaríamos era de estar navegando na internet e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles”. O vídeo postado pela família Leifert no Instagram, em janeiro de 2022, comoveu milhões de brasileiros.

“Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, afirma Tiago.

Já Daiana, alerta que ficar atento a sinais como um reflexo branco, o "olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. “O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”, disse.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita. 

Leia mais:
Mostra no Cine Humberto Mauro exibe clássicos do cinema para debater acessibilidade e a inclusão

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por