Câncer de mama atinge também os homens

Sara Lira - Hoje em Dia
17/10/2014 às 07:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:39
 (SciencePhotoLibrary/Reprodução)

(SciencePhotoLibrary/Reprodução)

Pouca gente sabe, mas o câncer de mama também atinge os homens. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada 300 pacientes, um será homem. Por desconhecimento ou falta de um autoexame, muitos casos são descobertos em fase avançada. “O homem não tem o hábito de se tocar e fazer o autoexame, como a mulher faz. Isso gera demora no diagnóstico”, disse o presidente da regional da Sociedade Brasileira de Mastologia, Clécio de Lucena.

Segundo ele, a doença atinge pacientes com idades entre 55 e 60 anos. Os principais sintomas são alterações na mama, como inchaço ou afundamento, mudança de cor, saída de líquidos no bico e presença dos caroços.

O tratamento, em geral, é feito da mesma forma que nas mulheres. Caso necessária, são adotadas cirurgia para retirada do nódulo, quimioterapia ou radioterapia, o que é feito de forma individualizada, de acordo com a fase da doença.

“Na mulher tentamos preservar a mama, mas no homem, na maioria das vezes, realizamos a mastectomia (retirada total da mama)”, destacou o médico. Clécio explicou que os fatores de risco são os mesmos que nas mulheres, como genética, obesidade, alimentação não saudável e exposição à radiação no tórax. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por