Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

ALERTA SANITÁRIO

Circulação do vírus da febre amarela em outras cidades preocupa, e PBH faz novo apelo para vacinação

Campanha de multivacinação segue em andamento nos 153 centros de saúde da capital

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/10/2025 às 14:33.Atualizado em 08/10/2025 às 14:50.

A baixa adesão à vacina contra a febre amarela acende novo alerta em Belo Horizonte. A cobertura vacinal está em 80%, abaixo da meta de 95% definida pelo Ministério da Saúde. A situação preocupa, conforme informou a PBH, diante da circulação recente do vírus no Triângulo Mineiro e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na capital, a campanha de multivacinação segue em andamento com atendimento nos 153 centros de saúde. A aplicação contra a febre amarela é feita em duas etapas: a primeira aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. A partir dos 5 anos, a imunização é em dose única.

Os últimos registros da doença em BH ocorreram em 2018, com 15 casos importados - ou seja, contraídos fora da cidade. Médicos reforçam que a vacina é a principal forma de prevenção, já que o vírus continua ativo em regiões próximas.

“Embora Belo Horizonte não registre casos desde 2018, é importante manter o alerta e garantir que todos estejam vacinados”, afirma Paulo Roberto Lopes Corrêa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da prefeitura.

Além da febre amarela, a campanha também oferece vacinas contra rotavírus, poliomielite, meningite, hepatites A e B, HPV, dengue, tríplice viral e gripe, entre outras. Os horários e endereços disponívies dos postos espalahados entre as regionais estão disponíveis no portal da prefeitura.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por