Hospital da Baleia abre leitos pediátricos e contrata profissionais para alta demanda de internações
Expectativa de aumento de internações de crianças por doenças respiratórias leva unidade hospitalar a ampliar em mais de 40% os leitos pediátricos

Diante da expectativa de um aumento significativo nas internações de crianças por doenças respiratórias nos próximos meses, o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, vai ampliar sua capacidade de atendimento pediátrico. Atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade hospitalar incrementou em 42% o número de leitos dedicados ao público infantil, passando de 24 para 34.
A medida, que entrou em vigor na última segunda-feira (28), visa preparar o hospital para a alta demanda por internações pediátricas, tradicionalmente observada entre os meses de maio e agosto, período de maior incidência de infecções respiratórias.
De acordo com o hospital, para garantir a qualidade do atendimento com o aumento da capacidade, 10 novos profissionais de saúde serão contratados, incluindo oito técnicos de enfermagem, um enfermeiro e um médico.
Internação
Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam a urgência da medida. Somente em 2025, foram registrados mais de 1.100 pedidos de internação para crianças entre 1 e 14 anos na capital mineira, além de outras 635 solicitações para bebês com menos de um ano de idade.
“Entendendo o momento de sazonalidade e a necessidade da população, apoiamos essa decisão da Secretaria de Saúde e ampliamos os leitos da pediatria. Essa ação reforça nossa parceria com a Secretaria e, principalmente, com as crianças”, declarou o Diretor Técnico do Hospital da Baleia, Dr. Samar Musse Dib.
O Hospital da Baleia é uma referência em atendimento pediátrico, atuando em 33 especialidades. A maior demanda infantojuvenil da instituição concentra-se nas áreas de oncologia, cirurgia geral e ortopedia. O hospital também abriga o Centrare, um centro especializado no tratamento de crianças com fissuras labiopalatais e outras deformidades craniofaciais, reforçando seu papel fundamental na saúde infantil em Belo Horizonte e região.