Equipamento de cirurgia robótica de última geração, o robô "Da Vinci" do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (HCMR), em Montes Claros, deve iniciar os procedimentos minimamente invasivos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) até março de 2026. A previsão foi dada pela médica Luciana Santana, diretora técnica da unidade de saúde do Norte de Minas.
Segundo ela, as cirurgias robóticas via SUS no complexo hospitalar aguardam apenas a publicação de uma portaria do Ministério da Saúde. O documento irá definir os critérios para a utilização da tecnologia na rede pública da região. “Vai ser um avanço. São cirurgias mais precisas, cuja recuperação é muito mais rápida, com menos dor e complicações para o paciente".
Atualmente, o robô "Da Vinci" do HCMR é destinado a pacientes com convênios de saúde em cirurgia geral, cardíaca e de cabeça e pescoço. Neste ano já foram realizados cerca de 80 procedimentos com a assistência do aparelho. A meta, até o fim de 2025, é chegar a cem cirurgias.
Robô-cirurgião ‘Da Vinci’ do Mário Ribeiro
O robô “Da Vinci” chegou ao Mário Ribeiro em novembro de 2024. O hospital é o primeiro do Norte de Minas a ofertar a cirurgia robótica com o equipamento, usado em unidades de saúde que são referência no mundo. O aparelho é controlado por inteligência humana e o cirurgião, por meio de um console, consegue visão em três dimensões e com alta definição.
São três componentes principais: o "Carro do Paciente", que executa os movimentos com os braços robóticos; o "Carro de Visão", que transmite a imagem da cirurgia para a equipe; e o "Console do Cirurgião", uma mesa de controle na qual o médico opera os instrumentos.
Leia mais