Leitos extras de terapia intensiva serão mantidos no Hospital Júlia Kubitschek
Ampliação foi anunciada em maio diante do crescimento das internações por gripe, Covid, pneumonia e outras infecções respiratórias em Minas

Abertos em maio deste ano devido ao aumento de casos das doenças respiratórias agudas graves (SRAG), os dez leitos extras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Júlia Kubitschek (HJK) serão mantidos. Referência para BH, região metropolitana e interior do estado, a unidade de saúde no Barreiro seguirá com 40 leitos clínicos de UTI Adulto.
A medida foi anunciada nesta segunda-feira (1º) pelo Governo de Minas, que destacou a revogação do decreto municipal de situação de emergência em função da sazonalidade das SRAGs em Belo Horizonte.
“A decisão consolida o papel do HJK, referência em alta complexidade hospitalar, fortalecendo ainda a linha de cuidado ao atender pacientes da porta de urgência da própria unidade e aos casos encaminhados pela regulação municipal, estendendo-se ao interior do estado e, dessa forma, aliviando a alta demanda por esses leitos”, disse a diretora geral do Complexo Hospitalar de Especialidades, Cláudia Fernanda de Andrade.
Até julho deste ano, o Hospital Júlia Kubitschek registrou 446 internações na UTI Adulto. A estimativa de permanência varia entre 4 e 5 dias, devido à gravidade dos casos, com ocupação média superior a 95%.
Leia mais