Pela primeira vez, um transplante de cartilagem nasal com a ajuda de um doador foi realizado em Minas. A cirurgia reconstrutiva - indicada para pacientes sem área viável do tecido ou que optem por não realizar o enxerto corporal - foi realizada no Mater Dei da unidade Contorno, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
O procedimento foi feito em uma paciente que apresentava grave comprometimento da ponta do nariz, após uma cirurgia, e não tinha mais cartilagem disponível no próprio corpo – inclusive com calcificação na região da costela. A solução foi recorrer ao transplante de cartilagem de doador, com apoio do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), que viabilizou a captação do tecido.
A mulher contou que um procedimento anterior resultou em uma infecção e deformidade no nariz, prejudicando não só a aparência, mas também a respiração. “É um alívio. Esteticamente, porque ouvi muitos comentários sobre o meu nariz, mas também pela minha saúde. Ele ficava muito entupido e isso atrapalhava minha respiração”.
A cirurgia da paciente evoluiu com sucesso, sem rejeição, intercorrências e necessidade de imunossupressores, o que foi destacado pelo coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia do Mater Dei Contorno, Juliano de Oliveira Sales. "O mais importante não é ser a primeira cirurgia, mas o sucesso da recuperação”.
Leia também: